Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/117081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmanda Silva Amaral
dc.date.accessioned2019-02-06T11:45:18Z-
dc.date.available2019-02-06T11:45:18Z-
dc.date.issued2018-11-14
dc.date.submitted2018-11-26
dc.identifier.othersigarra:300291
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117081-
dc.descriptionA presente dissertação é apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências daEducação da Universidade do Porto para obtenção do grau de Mestre em Ciências daEducação. O objetivo da investigação foi centrado nas atribuições dos terapeutasocupacionais em diferentes contextos e aspectos, dos profissionais sobre a profissão, doseu exercício, dos saberes adquiridos e processos de formação. Desta feita, foram osobjetivos do presente estudo: descrever e analisar as atribuições dos terapeutasocupacionais e compreender as dinâmicas e os processos de formação presentes nosquotidianos de trabalho; entender de que forma os terapeutas ocupacionaisrecontextualizam e articulam os saberes teóricos e os saberes decorrentes das suaspráticas profissionais; compreender como percepcionam a própria prática e comoequacionam as relações de trabalho que se estabelecem com outros técnicos e com osutentes. Para que isto fosse possível, foi aprofundada as perspectivas e noções geraissobre o campo da terapia ocupacional, considerando as particularidades dos locais ondeestivemos inseridos durante a parte empírica da investigação.Foram eleitas como ferramentas/abordagens metodológicas as entrevistascolaborativas, a observação participante, notas de terreno e análise de conteúdo. Aolongo do estudo, serão explicados o percurso formativo-profissional da investigadora,motivações da construção do presente estudo, as perguntas de partida para ainvestigação, a contextualização histórica da Terapia Ocupacional, a relação da TerapiaOcupacional com as demais áreas da saúde e bem-estar, aprendizagens em contextoprofissional e culturas profissionais, os modelos teóricos-práticos da TerapiaOcupacional, a metodologia adotada, formação e aprendizagem.As análises e conclusões que foram expostas neste texto foram atentativa de uma terapeuta em aprender mais sobre o que é a Terapia Ocupacional,aprender mais sobre a Terapia Ocupacional que se faz em Portugal e contribuir comCiências da Educação e com a Terapia Ocupacional.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleTerapia ocupacional em contexto: um olhar a partir de práticas profissionais de terapeutas ocupacionais
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202160378
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
300291.pdfTerapia ocupacional em contexto: um olhar a partir de práticas profissionais de terapeutas ocupacionais877.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.