Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorInês Torrinhas Caldeira Magalhães
dc.date.accessioned2022-09-07T14:34:12Z-
dc.date.available2022-09-07T14:34:12Z-
dc.date.issued2018-11-12
dc.date.submitted2018-11-19
dc.identifier.othersigarra:298404
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/116832-
dc.descriptionA necessidade do ser humano de estar em contacto com os outros implica uma vida social mediada em grande forma pelas emoções e estímulos emocionais. Especificamente, as expressões faciais de emoção (EFE) representam um papel importante nas interações sociais, permitindo compreender o estado mental do outro nas interações sociais, bem como, em estágios iniciais de desenvolvimento, contribuírem para construção de relações de vinculação. Contudo, a literatura conduz-nos a um processamento dimensional das EFE, discriminadas por valência, ainda que os métodos utilizados estejam direcionados para uma abordagem categorial das emoções. No presente estudo o principal objetivo é compreender o papel das propriedades afetivas, nomeadamente valência e ativação, no processamento neuronal das EFE em crianças de idade pré-escolar. O uso de um protocolo que controla as propriedades afetivas referidas permite uma compreensão mais clara do processamento neuronal das faces de emoção nesta faixa etária. Desta forma, 26 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 7 anos, observaram expressões faciais de raiva e felicidade, com baixa e alta ativação, e expressões de calma e surpresa, com uma valência positiva ou negativa, enquanto a sua atividade EEG era gravada. Os resultados apontam para um efeito de valência no N170, onde as expressões desagradáveis mostram uma maior amplitude e latências mais lentas. Efeitos de ativação irão ser também discutidos.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleRespostas neuronais a expressões faciais de emoção em crianças de idade pré-escolar: efeitos de valência e ativação
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202155285
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
298404.pdf
  Restricted Access
Respostas neuronais a expressões faciais de emoção em crianças de idade pré-escolar: efeitos de valência e ativação7.15 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.