Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/116629
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Paula Corrêa de Menezes | |
dc.date.accessioned | 2019-01-31T18:01:34Z | - |
dc.date.available | 2019-01-31T18:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-13 | |
dc.date.submitted | 2018-11-15 | |
dc.identifier.other | sigarra:297601 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116629 | - |
dc.description | O presente estudo tem como objetivo compreender como está organizado o processo deTransição para a Vida Adulta de Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) numagrupamento de escolas da cidade do Porto. Pretendeu-se identificar barreiras, mas tambémfacilitadores e práticas bem sucedidas existentes nesse contexto.Começou por se abordar historicamente o percurso da Integração à Inclusão. Abordouseainda o conceito de transição, os obstáculos ao processo de transição para a vida pós-escolar,bem como recomendações e facilitadores. Situou-se o processo de Transição no contextoportuguês, salientando-se o papel do Plano Individual de Transição (PIT), bem como dosintervenientes no processo de transição.Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de naturezaqualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso. Participaram no estudo noveprofissionais que fazem parte da equipa e apoiam jovens com NEE em processo de transição.Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas seguindo um guiãopreviamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a umaanálise de conteúdo temática.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição nesteagrupamento enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificamum grande número de barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade deque se reveste o processo de Transição e a importância do papel de cada interveniente noreferido processo. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | A transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202160963 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Temas de Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
297601.pdf | A transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola | 1.01 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.