Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Paula Corrêa de Menezes
dc.date.accessioned2019-01-31T18:01:34Z-
dc.date.available2019-01-31T18:01:34Z-
dc.date.issued2018-11-13
dc.date.submitted2018-11-15
dc.identifier.othersigarra:297601
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116629-
dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo compreender como está organizado o processo deTransição para a Vida Adulta de Jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) numagrupamento de escolas da cidade do Porto. Pretendeu-se identificar barreiras, mas tambémfacilitadores e práticas bem sucedidas existentes nesse contexto.Começou por se abordar historicamente o percurso da Integração à Inclusão. Abordouseainda o conceito de transição, os obstáculos ao processo de transição para a vida pós-escolar,bem como recomendações e facilitadores. Situou-se o processo de Transição no contextoportuguês, salientando-se o papel do Plano Individual de Transição (PIT), bem como dosintervenientes no processo de transição.Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de naturezaqualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso. Participaram no estudo noveprofissionais que fazem parte da equipa e apoiam jovens com NEE em processo de transição.Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas semiestruturadas seguindo um guiãopreviamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a umaanálise de conteúdo temática.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição nesteagrupamento enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificamum grande número de barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade deque se reveste o processo de Transição e a importância do papel de cada interveniente noreferido processo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleA transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202160963
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado em Temas de Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
297601.pdfA transição para a vida pós escolar de jovens com necessidades educativas especiais: a visão da escola1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.