Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116425
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dc.creatorElsa Maria Guedes Teixeira
dc.date.accessioned2019-02-27T01:04:51Z-
dc.date.available2019-02-27T01:04:51Z-
dc.date.issued2018-10-18
dc.date.submitted2018-11-08
dc.identifier.othersigarra:296003
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/116425-
dc.descriptionNas últimas décadas, as perceções sobre a proteção social mudaram e as/osbeneficiárias/os têm vindo a ser acusadas/os pela comunicação social, políticas/os, e pelopúblico em geral, de dependência, preguiça e até fraude. Esta perceção esteve também nabase das políticas sociais ativas, criadas no sentido de reforçar a responsabilidade social e a'autonomia'. A presente tese procurou desafiar alguns dos estereótipos, sobretudo osrelacionados com as mulheres pobres, demonstrando a singularidade dos seus percursos,destacando as suas estratégias para escapar à pobreza e oferecer um futuro melhor aos seusfilhos, num contexto de desigualdade social.O contributo teórico inovador deste trabalho assume-se na articulação de três abordagensteóricas diferentes: estudos sobre igualdade, abordagem contextualista e disposicionalista deLahire, e teorias da intersecionalidade, de modo a registar os percursos singulares destasmulheres, fazendo interseções entre o género, a maternidade, o estatuto socioeconómico ea 'raça', de acordo com as dimensões da igualdade de condição, definidas por Baker eLynch: redistribuição, relacional, educação, representação, e respeito e reconhecimento.Neste âmbito, foram elaborados sete retratos sociológicos, baseados em sessentaentrevistas em profundidade, com vinte mulheres do Norte de Portugal. Foram aindaestabelecidos contactos com organizações públicas e privadas e realizadas dez entrevistasexploratórias, com dezassete informantes chave (profissionais de educação e ação socialque trabalham com beneficiárias/os do Rendimento Social de Inserção). Para ainterpretação dos retratos sociológicos, os percursos das mulheres foram divididos empercursos esperados e inesperados (singulares).Para além de uma evidente reprodução intergeracional da pobreza, caracterizada pela faltade recursos económicos, a exclusão social das participantes mostrou estar profundamenterelacionada com desigualdades afetivas, tais como a negligência e a violência na infância, e aviolência doméstica nas famílias constituídas, com implicações a nível emocional,económico, educativo e de saúde.Contudo, apesar da desigualdade, as mulheres pobres mostraram ter estratégias para lidarcom os constrangimentos das suas vidas. A maioria das entrevistadas tinha definido umaestratégia de mobilidade social ascendente, especialmente relacionada com o futuro dosfilhos, estando a sua agência fortemente relacionada com o cuidado e a priorização dasnecessidades daqueles.Esta investigação revelou ainda que o valor do rendimento social de inserção é claramenteinsuficiente para as necessidades das famílias. De facto, este apoio permite apenas níveis desobrevivência, mantendo as mulheres entrevistadas num estado de dependência,contrariando os objetivos de 'autonomia' delineados na origem daquela política social.O estudo apresenta sugestões para o desenvolvimento de políticas nas áreas de justiçasocial tais como a educação, o emprego, o apoio social, o cuidar, a habitação e a saúde. Emsuma, a perspetiva desta investigação destaca que a capacidade de planear, a motivação e apossibilidade de 'autonomia' dependem em grande medida de condições socioeconómicas eafetivas.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleTaking their life into their own hands: intersecting inequality of condition dimensions in poor women´s idiosyncratic and educational paths and their strategies to cope with poverty
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101381808
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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