Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10216/115581
Autor/Produtor: André Miguel Guimarães dos Santos
Título: Similaridades e singularidades na reabilitação arquitectónica do parque escolar - Programa promovido pela Parque Escolar, E.P.E. no norte de portugal (2007-2011)
Data: 2016-10-19
Resumo: In 2007 it was released by Parque Escolar a refurbishment action and modernization of publicsecondary schools based on a structured Program conceptually, technically and duly supported bya financial management strategy. For the first time in the history of Portugal's school buildings,designers teams were called and coordinated by architects on a significant scale and diversity.The determinations and objectives of that program, the relationships with other internationalexperiences, the dialectic's significance between space and pedagogy, the implementedmanagement model, incorporating the latest legal regulations constraints and, above all, thecharacteristics of the existing building would be insusceptible factors which might lead (once again)to homogeneity and overall consistency in the architectural results. Rather, the authors' diversitywould possibly inducing a diverse set of responses. Between these two possibilities sought to realizefrom the analysis of a significant number of interventions which have been the most pronouncedtrend, aiming to understand how the architecture responded and with what motivations andconstraints. Foreseeing the determination and the value of the results' diversity, it was pursued thesingularities that appeared as a distinctive sign of this operation, even though they are embraced bythe similarities. The significant results' diversity, although integrating an understandably commonmatrix is above all due to their authors intelligence diversity and interpreting and criticizing thefactors with greater determination in building homogeneity, it allowed exceed standardizationparadigms and recurring classification in the school building history, providing an unprecedentedway an overview of affirming solutions of contemporaneity and plurality. It's in this affirmation'scontext of singularities in the similarities that allow us to understand the architecture's abilityto overcome the Program, transcending all the factors that inform the program ensuring it adisciplinary autonomy condition
Descrição: Em 2007 foi lançado pela Parque Escolar uma ação de reabilitação e modernização das escolaspúblicas do ensino secundário fundamentada num Programa estruturado concetualmente,tecnicamente e devidamente apoiado numa estratégia de gestão financeira. Pela primeira vez nahistória dos edifícios escolares em Portugal foram convocadas equipas projetistas coordenadas porarquitetos numa escala e diversidade significativas. As determinações e objetivos daquele programa,as relações estabelecidas com outras experiencias internacionais, a significância da dialética entreespaço e pedagogia, o modelo de gestão implementado, a incorporação das mais recentes imposiçõesregulamentares e sobretudo, as características do edificado existente, seriam fatores passíveis depropiciar (mais uma vez) uma homogeneidade e coerência global nos resultados arquitetónicos. Aocontrário, a diversidade de autores coordenadores, seria eventualmente indutora de um conjuntode respostas diversificadas. Entre estas duas possibilidades procurou-se perceber a partir daanálise de um conjunto significativo de intervenções qual terá sido a tendência mais acentuada,pretendendo-se compreender de que forma responderam as arquiteturas e com que motivaçõesou condicionantes. Perspetivando-se a determinação e o valor da diversidade de resultados, foramperseguidas as singularidades que se apresentaram como sinal distintivo desta operação, apesarde se compreenderem integradas pelas similaridades. A significativa diversidade de resultados,apesar de integrar uma matriz compreensivelmente comum é sobretudo devida à inteligência dadiversidade dos seus autores que, interpretando e criticando os fatores com maior determinaçãona construção de homogeneidade, se permitiram ultrapassar os paradigmas de estandardizaçãoe tipificação recorrentes na história do edifício escolar, proporcionando de forma inédita umpanorama de soluções afirmadoras da contemporaneidade e da pluralidade. É neste contexto deafirmação das singularidades nas similaridades que nos permitimos compreender a capacidade daarquitetura em ultrapassar o Programa, transcendendo todos os fatores que, informando o seuprograma lhe asseguram uma condição de autonomia disciplinar.
Assunto: Artes
Arts
Identificador TID: 101352891
ID Sistema: http://hdl.handle.net/10216/115581
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FAUP - Tese

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