Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/114349
Author(s): Pedro Romano de Oliveira e Silva Barbosa
Title: Distribuição de Publicidade Nativa e Contextualizada Sobre Ambiente Cloud
Issue Date: 2018-07-20
Description: A presença da publicidade na área da multimédia, principalmente em meios de retenção constante, como é o caso do vídeo e conteúdo streaming, tem vindo a aumentar a um ritmo incessante assim como também tem havido esforços no sentido de a anular. A existência de software capaz de remover ou impossibilitar a distribuição de publicidade prova ser um grande obstáculo a quem beneficia desta e tem havido uma necessidade de combater este problema. Uma das abordagens para o solucionar é a publicidade nativa, isto é, a inserção de publicidade no próprio conteúdo transmitido, deixando esta de fazer parte apenas do meta-conteúdo sendo assim bastante mais complicado de a remover. Esta abordagem não só pretende neutralizar software de remoção de publicidade como também abre portas para novas formas de difusão. É possível acrescentar publicidade dinâmica direcionada a diferentes clientes finais, substituindo certas partes do conteúdo para melhor se adequarem a diferentes locais, pessoas, gostos, entre outros. O processo de inserir publicidade no conteúdo é denominado de Product Placement e é muito benéfico para as marcas podendo estas usufruir do potencial da publicidade nativa para acrescentar ainda mais valor. O mercado de publicidade dinâmica é um mercado bastante valorizado e em crescimento contudo a distribuição destas soluções tende a ser um processo dispendioso e que requer uma maior supervisão e análise. Um sistema que ofereça estas funcionalidades é bastante complexo, apresentando um conjunto de desafios não triviais. O objetivo desta dissertação será o de abordar alguns desses desafios em particular a conversão de formatos. Deverá ser feito também uma análise da eficiência da solução e uma comparação entre as várias tecnologias e métodos utilizados. Espera-se que a aplicação implementada seja capaz de criar os vários streams no formato adequado e disponibilizados num serviço de cloud de maneira a que a visualização dos conteúdos seja de boa qualidade e preferencialmente com um débito elevado.
Subject: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
TID identifier: 202118681
URI: https://hdl.handle.net/10216/114349
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
278662.pdfDistribuição de Publicidade Nativa e Contextualizada Sobre Ambiente Cloud9.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.