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dc.creatorPatrícia Alexandra Magalhães Teixeira
dc.date.accessioned2022-09-10T16:10:40Z-
dc.date.available2022-09-10T16:10:40Z-
dc.date.issued2018-07-24
dc.date.submitted2018-07-31
dc.identifier.othersigarra:276263
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/113597-
dc.descriptionAs instituições culturais, enquanto palcos de encontros, que acompanham as transformações constantes das sociedades em mutação, cumprem a sua missão quando contribuem ativamente para a educação ao longo da vida e valorização cultural das comunidades. O surgimento dos serviços educativos nas instituições culturais aparecem como o meio ideal para estabelecer a ligação com os públicos, promovendo a democracia cultural e alcançar a missão formativa destes espaços. Estes serviços atuam numa lógica de educação não formal, criativa e crítica. A experiência profissionalizante aqui relatada fundamenta-se nesse entendimento. Enquanto etapa final do Mestrado em Ciências da Educação, este Relatório apresenta a experiência do estágio que teve como palco de ação a antiga Escola Primária Nº1 de Murça. Suportado num projeto que pretende a criação do Centro de Memória da Educação de Murça (CMEM), o objetivo da minha intervenção foi pensar o funcionamento do seu serviço educativo. Estrutura, que por meio de atividades que valorizem a herança cultural e a identidade da população, deve conservar e reutilizar o edifício da antiga escola e valorizar a transmissão cultural do passado educacional da região. Suportado por um conjunto de conceitos estruturantes como herança cultural (Felgueiras, 2010), cultura material escolar (Felgueiras, 2005), memória (Scott, 2002) e património (Mendes, 2013) o presente relatório reflete sobre os serviços educativos como elementos fundamentais nos percursos educacionais das crianças e jovens. Ao reunir com os sujeitos da comunidade e promover a recordação das suas experiências, a recolha, interpretação e divulgação de traços da sua cultura, estão a devolvê-los à comunidade como produtos culturais. Ao mesmo tempo assume-se a utilidade da instituição como um espaço de socialização, que promove o reforço identitário, cultural e social da região. As componentes de organização do espaço, a forma como se iniciou o processo de construção das relações de abertura e proximidade com a rede escolar da região e com a restante comunidade e a pertinência e impacto que pode conter uma instituição com as características do CMEM no desenvolvimento social e culturalmente sustentável de Murça, são alguns dos pontos dialogados no relatório. Através de um caminho colaborativo e participativo, concretizado em protocolos de colaboração, atividades culturais envolventes e na valorização da história oral, a experiência aqui relatada expressa a premência de refletirmos e analisarmos os espaços culturais como potencialidades e recursos de vitalidade para contextos, por vezes esquecidos, mas que são verdadeiros tesouros nacionais.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titlePensar experienciando: conceção de práticas educativas num centro de memória
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201970325
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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