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https://hdl.handle.net/10216/113597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Patrícia Alexandra Magalhães Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-10T16:10:40Z | - |
dc.date.available | 2022-09-10T16:10:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-24 | |
dc.date.submitted | 2018-07-31 | |
dc.identifier.other | sigarra:276263 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/113597 | - |
dc.description | As instituições culturais, enquanto palcos de encontros, que acompanham as transformações constantes das sociedades em mutação, cumprem a sua missão quando contribuem ativamente para a educação ao longo da vida e valorização cultural das comunidades. O surgimento dos serviços educativos nas instituições culturais aparecem como o meio ideal para estabelecer a ligação com os públicos, promovendo a democracia cultural e alcançar a missão formativa destes espaços. Estes serviços atuam numa lógica de educação não formal, criativa e crítica. A experiência profissionalizante aqui relatada fundamenta-se nesse entendimento. Enquanto etapa final do Mestrado em Ciências da Educação, este Relatório apresenta a experiência do estágio que teve como palco de ação a antiga Escola Primária Nº1 de Murça. Suportado num projeto que pretende a criação do Centro de Memória da Educação de Murça (CMEM), o objetivo da minha intervenção foi pensar o funcionamento do seu serviço educativo. Estrutura, que por meio de atividades que valorizem a herança cultural e a identidade da população, deve conservar e reutilizar o edifício da antiga escola e valorizar a transmissão cultural do passado educacional da região. Suportado por um conjunto de conceitos estruturantes como herança cultural (Felgueiras, 2010), cultura material escolar (Felgueiras, 2005), memória (Scott, 2002) e património (Mendes, 2013) o presente relatório reflete sobre os serviços educativos como elementos fundamentais nos percursos educacionais das crianças e jovens. Ao reunir com os sujeitos da comunidade e promover a recordação das suas experiências, a recolha, interpretação e divulgação de traços da sua cultura, estão a devolvê-los à comunidade como produtos culturais. Ao mesmo tempo assume-se a utilidade da instituição como um espaço de socialização, que promove o reforço identitário, cultural e social da região. As componentes de organização do espaço, a forma como se iniciou o processo de construção das relações de abertura e proximidade com a rede escolar da região e com a restante comunidade e a pertinência e impacto que pode conter uma instituição com as características do CMEM no desenvolvimento social e culturalmente sustentável de Murça, são alguns dos pontos dialogados no relatório. Através de um caminho colaborativo e participativo, concretizado em protocolos de colaboração, atividades culturais envolventes e na valorização da história oral, a experiência aqui relatada expressa a premência de refletirmos e analisarmos os espaços culturais como potencialidades e recursos de vitalidade para contextos, por vezes esquecidos, mas que são verdadeiros tesouros nacionais. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Pensar experienciando: conceção de práticas educativas num centro de memória | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 201970325 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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