Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/113004
Author(s): | Cristiana Sofia de Freitas Leite |
Title: | Efeitos do programa Amigos do Ziki nas competências socioemocionais no período pré-escolar |
Issue Date: | 2018-07-04 |
Description: | O presente estudo visou avaliar os efeitos da implementação de um programa de promoção de competências socioemocionais junto de crianças portuguesas de idade préescolar - Amigos do Ziki (tradução e adaptação portuguesa do Zippy's Friends). Foi utilizado um plano de investigação quasi experimental, que contemplou um grupo experimental e um grupo de controlo e dois momentos de avaliação, pré e pós-intervenção. Os participantes foram 163 crianças, 82 no grupo de controlo e 81 no grupo experimental, com idade média de 5 anos, e respetivos encarregados de educação. O programa foi implementado por 15 educadoras de infância. Junto das crianças foi avaliado o Vocabulário recetivo, o Conhecimento emocional e as Estratégias de coping - frequência, através do Teste de Vocabulário Recetivo Peabody (TVIP), Escala de Avaliação de Conhecimento Emocional (EACE) e Schoolagers Coping Strategies Inventory (SCSI), respetivamente. Junto dos pais, foi avaliado Comportamento pró-social e o Total de dificuldades através do the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ); as competências de coping através da Coping Competence Scale (CCS); e as habilidades sociais e os problemas de comportamento, através do Social Skills Improvement System (SSIS). A análise dos resultados mostrou que antes da implementação do programa as crianças dos dois grupos apresentam indicadores socioemocionais similares. No período pós-intervenção, as crianças registam um aumento significativo no conhecimento emocional, comportamento pró-social e competências de coping e uma diminuição dos problemas de comportamento e o total de dificuldades, independentemente do seu grupo de pertença. Os resultados, não evidenciando efeitos específicos da intervenção, serão discutidos em função das caraterísticas da implementação do programa e de condicionantes de ordem micro e macrosistémica da educação pré-escolar no nosso país. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 201970104 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/113004 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
273507.pdf | Efeitos do programa Amigos do Ziki nas competências socioemocionais no período pré-escolar | 659.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.