Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112826
Author(s): Andreia Filipa Silva Caçador
Title: Doença crónica em crianças e adolescentes e a adaptação escolar
Issue Date: 2018-07-03
Description: O presente estudo tem como objetivo compreender a preparação da escola parareceber crianças/adolescentes com Doença Crónica (DC), considerando deste modo, o pontode vista dos pais e de professores. Foi ainda avaliada a perceção que estascrianças/adolescentes têm da sua qualidade de vida, bem como a perceção dos seus pais.Para esta análise, foram entrevistados 30 pais de crianças/adolescentes com DC e 30professores.Com finalidade de completar os resultados, solicitou-se aos pais e aos filhos pararesponderem à versão adaptada da escala Proteção e Promoção da Qualidade de VidaRelacionada com a Saúde em Crianças e Adolescentes - uma perspetiva Europeia de SaúdePública (KIDSCRENN - versão 52; Gaspar & Matos, 2008), sobre a qualidade de vida decrianças/adolescentes com DC. Foi ainda realizada uma entrevista aos professores paracompreender se estão preparados para a reintegração das crianças/adolescentes com DC,bem como a perceção que têm sobre a preparação das escolas.Os resultados indicam que as crianças/adolescentes com DC têm algumasdificuldades em se adaptar à DC, de acordo com os pais entrevistados, evidenciando tambémdificuldade na adaptação à escola. Alguns pais salientam que tiveram bastantes dificuldadesna transição para a escola durante o tratamento e/ou no pós-diagnóstico. Os pais destascrianças salientam diferentes experiências na adaptação à escola, e afirmam que osprofessores e as escolas não estão preparados, na sua maioria, para recebercrianças/adolescentes com DC. Já os professores revelaram não ter formação suficiente paralidar com a adaptação/reintegração destas crianças/adolescentes. Contudo, a maioria dosprofessores evidenciam que a escola tem meios físicos para receber estascrianças/adolescentes. No que concerne à avaliação da qualidade de vida os resultadosindicam que as crianças/adolescentes avaliam mais positivamente a sua qualidade de vida,comparativamente aos seus pais.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201969874
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/112826
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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