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https://hdl.handle.net/10216/112772
Author(s): | Stephanie Margaret Torres Fontes Rowcliffe |
Title: | Estudo longitudinal: preditores do processo da aprendizagem da leitura e da escrita |
Issue Date: | 2018-07-03 |
Description: | Este estudo longitudinal explora o caráter preditor da linguagem oral, da consciência fonológica e da nomeação rápida na escrita e leitura do 4º ano de escolaridade, bem como a sequência da aprendizagem da leitura e da escrita, ao longo do 1º CEB. Participaram no estudo 37 crianças (19 do sexo masculino, M = 9.75 anos, DP = .32). A recolha de dados decorreu ao longo de quatro momentos. O primeiro ocorreu no último ano da educação préescolar, foram recolhidas medidas de linguagem oral, consciência fonológica e nomeação rápida preditores das posteriores medidas de leitura e escrita. No segundo, no 1º ano de escolaridade, foram recolhidas medidas de escrita e precisão leitora. O terceiro e quarto momento ocorreram no 3º e no 4º ano, respetivamente; tendo sido recolhidas medidas de escrita, fluência e compreensão leitora. O resultados revelam que a média de palavras corretamente escritas aumentou significativamente no 3º e 4º ano. Quanto à leitura, a média de palavras corretamente lidas diminuiu do 1º para o 3º ano e aumentou do 3º para o 4º ano. Os resultados de compreensão leitora diminuíram do 3º para o 4º ano. Observaram-se correlações entre as três variáveis preditoras e entre estas e as medidas de leitura e escrita do 1º e do 3º ano. A linguagem oral e consciência fonológica correlacionavam-se com a leitura do 4º ano. A qualidade da escrita do 4º ano foi predita pela escrita de 1º ano, dando lugar à compreensão leitora do 3º ano. A fluência leitora do 4º ano foi predita pela consciência fonológica, dando lugar à precisão leitora do 1º ano, que, por sua vez, deu lugar à compreensão leitora do 3º ano. A compreensão leitora do 4º ano foi predita pela compreensão leitora do 3º ano. Os resultados reafirmam a natureza multidimensional e contínua dos processos da leitura e da escrita e a sua reciprocidade, bem como a importância das competências de literacia emergentes para o sucesso académico no 1º CEB. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 201970007 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/112772 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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