Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/112025
Autor(es): Manuela Luís Das Graças Carvalho de Martins Cameirão
Título: Representação e processamento de palavras faladas em português europeu: efeitos de frequência, idade-de-aquisição e densidade de vizinhança em crianças e adultos
Data de publicação: 2018-03-09
Descrição: A velocidade e a exatidão com que as palavras apresentadas na modalidade auditiva são reconhecidas dependem de variáveis psicolinguísticas como a frequência de ocorrência na língua, a familiaridade subjetiva, a idade em que as palavras são adquiridas (AoA) e o número de palavras fonologicamente similares à palavra-alvo (densidade de vizinhança). O contributo específico de cada variável para o reconhecimento depende da língua a que o auditor está exposto e do seu estádio de desenvolvimento. O Modelo da Reestruturação Lexical (Metsala & Walley, 1998) sugere que as diferenças no desempenho de crianças e adultos em tarefas de reconhecimento são o reflexo de mudanças estruturais no formato de arquivo das representações lexicais. No presente trabalho, foram realizados três estudos experimentais que visam analisar as alterações desenvolvimentais no reconhecimento no caso específico do Português Europeu, contribuindo para testar empiricamente o LRM e a sua aplicabilidade a outras línguas. Avaliámos crianças e adultos numa tarefa de gating e numa tarefa de decisão lexical auditiva, em que as palavras eram manipuladas em frequência, AoA, e densidade de vizinhança. Adicionalmente, avaliámos crianças com défices específicos de leitura e crianças com desenvolvimento normativo na tarefa gating. Os resultados indicam de modo consistente que o desempenho dos sujeitos em tarefas de reconhecimento melhora com a idade, e que as palavras mais frequentes são processadas de modo mais rápido e exato do que palavras pouco frequentes. A frequência modulou as alterações desenvolvimentais no reconhecimento em crianças e adultos com desenvolvimento normativo. A AoA e a densidade tiveram impacto no desempenho das crianças com défices específicos de leitura, que revelaram um défice seletivo no reconhecimento de palavras precoces residentes em vizinhanças esparsas. O reconhecimento de palavras pouco frequentes, esparsas e aprendidas tardiamente associou-se de forma sistemática com o desempenho em tarefas de leitura, vocabulário e consciência fonológica. Os resultados são discutidos à luz do LRM e comparados com o padrão descrito para outras línguas.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 101310978
URI: https://hdl.handle.net/10216/112025
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

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