Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112023
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dc.creatorSara Silva Reis
dc.date.accessioned2020-01-27T02:08:07Z-
dc.date.available2020-01-27T02:08:07Z-
dc.date.issued2017-11-13
dc.date.submitted2018-05-23
dc.identifier.othersigarra:266602
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/112023-
dc.descriptionA presente dissertação centra-se no estudo de pontos comuns da vida e obra dedois grandes nomes da arquitectura internacional: Fernando Távora e Lucio Costa.Protagonistas de momentos de transição, em Portugal e no Brasil, respectivamente,cedo se apercebem que o Movimento Moderno é muito mais que um estilo passageiro, eque as suas bases assentam em ordens e raciocínios ancestrais, tais como os grandesmonumentos clássicos. Desta forma, depois de uma fase em que um abstraccionismoinicial se mostra necessário para a imposição da nova plástica e técnica moderna,ambos se voltam para um estudo das culturas e tradições locais, apropriando-ascomo componente de extrema importância na elaboração dos seus projectos, nuncadescorando da constante evolução das técnicas construtivas.Fazendo uma recolha de dados históricos, organizando-os de forma a contarema história pretendida per si, e uma análise de obras teóricas e práticas - dois casosde estudo para cada arquitecto - propõe-se, então, com este trabalho, comparar, emprimeiro lugar, a atitude dos arquitectos face a uma arquitectura de carácter passadista( "A Casa Portuguesa", em Portugal, e o Movimento "Neo-colonial", no Brasil), seguida doconhecimento do "novo mundo" moderno, que lhes é "apresentado" por Le Corbusier e, porfim, as interpretações e revisões desse mesmo Movimento Moderno, feitas por FernandoTávora e Lucio Costa, que, por vezes, estiveram tão próximas, ainda que referentes apaíses com condições e características tão díspares.
dc.description.abstractThe present dissertation focuses on the study of common points in the life and workof two important names of international architecture: Fernando Távora and Lucio Costa.Leading names in transition moments, in Portugal and in Brazil respectively, soon realizethat the Modern Movement was much more than a passing style, and that its basescome from ancestral orders and rules, such as the great classic monuments. In this way,after a phase in which an initial abstractionism was necessary for the imposition of thenew aesthetic and modern technique, both turned to a study of the local cultures andtraditions, appropriating them as a component of extreme importance in the elaborationof their projects, never neglecting the constant evolution of constructive techniques.By collecting historical data, organizing them in order to tell the desired history per se,and an analysis of theoretical and practical works - two case studies for each architect - itis thus proposed in this work to compare, firstly, the attitude of the architects towards anoutdated style of architecture ("A Casa Portuguesa" in Portugal, and the "Neo-colonial"Movement in Brazil), followed by the knowledge of the modern "new world", whichwas "presented" to them by Le Corbusier and, finally, the interpretations and revisionsof this same Modern Movement, made by Fernando Távora and Lucio Costa, who havesometimes been so close to each other, although referring to countries with such differingconditions and characteristics.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectArtes
dc.subjectArts
dc.titleFernando Távora e Lucio Costa, pontos comuns
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Arquitectura
dc.identifier.tid202379299
dc.subject.fosHumanidades::Artes
dc.subject.fosHumanities::Arts
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Arquitetura
thesis.degree.grantorFaculdade de Arquitectura
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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