Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/111560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNuno Miguel Gomes Pereira
dc.date.accessioned2019-04-28T23:14:04Z-
dc.date.available2019-04-28T23:14:04Z-
dc.date.issued2015-10-23
dc.date.submitted2018-04-11
dc.identifier.othersigarra:261246
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/111560-
dc.descriptionMarco de um fim, mas também de um começo, o Estágio Profissional, assumiu-se comoum dos momentos mais marcantes da formação académica, uma vez que invoca a umaforma privilegiada de aprendizagem profissional - a vivência.Neste sentido, conhecer e assumir a profissão docente não pode distanciar-se do sentir edo viver o contexto real de ensino, o qual acontece no contexto de estágio, tornando-o umverdadeiro processo de construção profissional, profundamente pessoal e significativo.O processo de estágio retratado (na primeira pessoa) neste documento foi realizado numaescola na cidade de Vila Nova de Gaia, na freguesia de Arcozelo, num núcleo constituídopor três estudantes estagiários, uma orientadora da faculdade e uma professoracooperante. Este percurso foi sempre encarado com o espírito de partilha, rigor, inovaçãoe superação, estimulando a uma descoberta consciente e refletida do que é "SerProfessor".Este documento encontra-se dividido em seis grandes capítulos: o primeiro designado de"Enquadramento Pessoal", pretende fazer uma apresentação da minha pessoa e do meupercurso pessoal, académico e desportivo, englobando também as minhas expetativas e oentendimento do Estágio. O segundo, "Enquadramento da Prática Profissional", abrangeuma análise do contexto legal, institucional e funcional no qual o estágio decorreu. Oterceiro denominado de "Realização da Prática Profissional", reflete as experiênciasvivenciadas ao nível do processo de ensino - aprendizagem, incluindo as dificuldadessentidas, bem como as diferentes estratégias utilizadas ao longo deste processo. Ainda,neste capitulo insere-se o estudo acerca do contributo do Modelo de Educação Desportivapara a inclusão de alunas com necessidades educativas especiais. O quarto, "Professorfora de horas", espelha as diferentes experiências para além do tempo de aula, com aparticipação nas diferentes atividades da escola interagindo com a comunidade escolar.No penúltimo capitulo, "Desenvolvimento Profissional" são retratadas questões sobre alecionação nos diferentes ciclos de ensino, assim como o caminho da Educação Física.Por fim, é realizado um balanço sobre esta experiência, assim como as perspetivas para ofuturo enquanto profissional de Educação Física.
dc.description.abstractBeing the last milestone, as well as a fresh beginning, training surfaces as oneof the most memorable moments of the academic path, as it appeals to aprivileged form of professional learning - the experiencing. In this sense, knowand take the teaching profession can not distance themselves from the feelingand living the real context of education, which takes place at the stage ofcontext, making it a true process of building professional, deeply personal andmeaningful. The stage depicted in this document was conducted in a school inthe town of Vila Nova de Gaia, in the parish of Arcozelo, a core made up ofthree student interns, a guiding college and a cooperating teacher. This routehas always been viewed with the spirit of sharing, rigor, innovation andimprovement, stimulating a conscious and reflected discovery of what is "BeingTeacher". This document is divided into six main chapters: the first designated"Framework Personal", intends to make a presentation of my person and mypersonal, academic and sporting route, also encompassing expectations andmy understanding stage. The second, "Professional Practice Framework",covers an analysis of the legal, institutional and functional context in which thetraining took place. The third called "Professional Practice of Realization"reflects the experiences in terms of teaching-learning process, including thesedifficulties as well as the different strategies used throughout this process. Still,this chapter is part of the study of the contribution of Sports Education Model forthe inclusion of students with special educational needs. The fourth, "Professorout of hours", reflects the different experiences beyond class time, with theparticipation in various school activities interacting with the school community.In the penultimate chapter, "Professional Development" are portrayedlecionação questions about the different levels of education, as well as the pathof Physical Education. Finally, a report on this experiment is performed, as wellas the prospects for the future as a professional of Physical Education.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "SER PROFESSOR: Da utopia à realidade"
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid201041499
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
261246.pdfRelatório de Estágio Profissional "SER PROFESSOR: Da utopia à realidade"6.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.