Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/111137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiogo Castro Henriques Castro
dc.date.accessioned2022-09-08T06:34:55Z-
dc.date.available2022-09-08T06:34:55Z-
dc.date.issued2018-02-06
dc.date.submitted2018-03-02
dc.identifier.othersigarra:257682
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/111137-
dc.descriptionNos dias que correm, é imperativa a recorrência à gestão dos recursos energéticos com a intenção de criar uma "simbiose" entre a vertente económica com a ecológica e também a garantia do funcionamento adequado do serviço em causa. Esta dissertação remete para esse mesmo tema, e em particular para a iluminação pública de auto estradas nos nós de Nozelos, de Custóias e de Santo Tirso. O estudo realizado debruçou-se nos consumos energéticos de cada nó, os seus respetivos tarifários e procurar possíveis soluções tarifárias para cada situação. Quanto ao Nó de Custóias, foi realizado um estudo com a finalidade de substituir as atuais luminárias de vapor de sódio de alta pressão por luminárias LED, tendo em conta os custos de aquisição das luminárias e a manutenção e também do tempo que será necessário para a recuperação do investimento. Em relação ao Nó de Santo Tirso, o estudo efetuado teve em conta a substituição das atuais luminárias de vapor de sódio de alta pressão com regulação de fluxo, por luminárias LED, também atendendo aos custos inerentes de aquisição e manutenção e o tempo previsto para a recuperação destas despesas. Relativamente ao Nó de Nozelos foi ponderada a possibilidade da instalação de um sistema fotovoltaico com o intuito de este sistema ser mais independente da rede elétrica e das despesas dos consumos energéticos. Ainda foram realizadas análises dos custos de investimento deste sistema e do tempo de retorno monetário deste mesmo. Juntamente aos casos analisados, foram explorados os pressupostos e conceitos teóricos que levam à compreensão dos estudos levados a cabo.
dc.description.abstractThe recurrence of energy resource management is imperative in recent days with the intention of creating a 'symbiosis' between the economic and ecological aspects and also ensuring the proper functioning of the service in question. This dissertation refers to this same theme, and in particular to the public lighting of auto-roads in the nodes of Nozelos, Custóias and Santo Tirso. The study carried out looked at the energy consumptions of each node, their respective tariffs and look for possible tariff solutions for each situation. As for the Node de Custóias, a study was carried out to replace the existing high-pressure sodium vapor lamps with LED luminaires, taking into account the costs of purchasing the luminaires and maintenance and also the time required for the investment recovery. In relation to the Santo Tirso Node, the study carried out took into account the replacement of current high pressure sodium vapor lamps with flow regulation by LED luminaires, also taking into account the inherent acquisition and maintenance costs and the expected time for the recovery of these expenses. Regarding the node of Nozelos, the possibility of installing a photovoltaic system was considered in order to be more independent of the electricity grid and the energy consumption expenses. Analyzes of the investment costs of this system and the monetary return time of this system were also carried out. Together with the cases analyzed, the theoretical assumptions and concepts that led to the understanding of the studies carried out were explored.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleIluminação Pública em Nós de Auto-Estradas
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201904632
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
257682.pdfIluminação Pública em Nós de Auto-Estradas31.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.