Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110631
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorManuela Sofia Saraiva da Costa
dc.date.accessioned2019-01-31T10:29:31Z-
dc.date.available2019-01-31T10:29:31Z-
dc.date.issued2018-01-29
dc.date.submitted2018-02-05
dc.identifier.othersigarra:250342
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/110631-
dc.descriptionAs prioridades das recomendações internacionais em crianças e adolescentes, em idadeescolar, sugerem o aumento das atividades físicas moderadas a vigorosas (MVPA) e da aptidãofísica para que haja benefícios para a saúde, defendendo a prática diária de 60 minutos de atividades físicas moderadas a vigorosas. No entanto, as evidências sugerem que a maioria das crianças e adolescentes não atingem os 60 minutos por dia, dessas atividades. A Educação Física escolar (PE) é a fonte mais amplamente disponível para promover a PA entre os jovens.Para muitos jovens, as aulas de PE oferecem a oportunidade mais relevante de se envolverem em PA. Embora as evidências sugiram baixos níveis de PA nas aulas de PE, poucos estudos focaram a sua investigação na contribuição da PA realizada durante as aulas de PE para a PA diária. Nesse sentido, com a realização desta tese pretendemos: a) avaliar os níveis de PA durante as aulas de PE com diferentes durações; b) analisar as MVPA realizadas e o cumprimento das diretrizes internacionais para crianças e adolescentes; c) investigar a associação dos níveis de PA nas aulas de PE em função do sexo e do peso; d) examinar a contribuição das aulas de PE para os níveis diários de PA, comparando a PA realizada em dias com aulas de PE, dias sem aulas de PE e fins de semana. Este estudo foi realizado em quatro escolas públicas portuguesas com voluntários entre os 10 e os 18 anos. A PA foi avaliada usando um acelerómetro Actigraph durante 7 dias consecutivos. Os dados foram analisados com software específico e usando os pontos de corte de contagens por minuto específicos para a idade. Observamos o comportamento dos alunos nas duas aulas de PE semanais, para um total de 119 aulas de PE analisadas. Os resultados transversais da nossa tese sugerem que não houve diferença na PA realizada em aulas de PE com diferentes durações (45PE e 90PE), exceto para o comportamento sedentário (SB), que é maior nas aulas 90 minutos do que nas de 30. A proporção de MVPA é inferior aos 50% recomendados. Adicionalmente, os rapazes gastaram significativamente mais tempo em MVPA e as raparigas em SB e Atividade Física Ligeira (LPA).Os NOW passaram significativamente mais tempo em MVPA do que os OW. Os OW são aproximadamente três vezes mais propensos a não cumprir os 50% da aula de 45 minutos em MVPA do que os seus homólogos NOW. Dias com aulas de educação física de 45 minutos (PED45) contribuíram, em média, 16,9% para o MVPA diário e os dias com aulas de educação física de 90 minutos (PED90) representaram 32,2%. Todos os alunos participaram em mais MVPA em PED do que NPED ou WD (P <0,05). As aulas de PE foram associadas a maiores probabilidades de realizar os 60 minutos recomendados de MVPA diário. Em conclusão, os nossos resultados sugerem que a PE aumentou os níveis diários de MVPA e desempenhou um papel considerável no fornecimento de PA para o cumprimento das diretrizes de PA.
dc.description.abstractThe priorities of international recommendations in school-aged children and adolescentscall for the increase of moderate to vigorous activities (MVPA) and physical fitness for health benefits, advocating 60 minutes of daily MVPA. However, evidence has suggested that the majority of children and adolescents do not achieve the 60 minutes per day of these activities.School-based Physical education (PE) is the most widely available source to promote physical activities among young people and for many youngsters PE provides the most relevant opportunity to be engaged in PA. Although the evidences suggested low levels of PA in PE few studies have focused their investigation on the contribution of PA performed during PE to daily PA. Therefore, the aims of this thesis were: a) evaluate PA levels during PE classes with different durations; b) analyze MVPA performed and compliance with international guidelines for children and adolescents; c) investigate the association of PA levels on PE classes with gender and weight status; d) examine the contribution that PE classes gives to daily PA levels, comparing physical activity realized in days with physical education classes, days without physical education classes and weekends. This study was conducted in four Portuguese public schools with volunteers aged between 10 to 18 years. PA was assessed using an Actigraph accelerometer during 7 consecutive days. Data were analyzed with specific software and using age-specific counts-per-minute cut-off points. We observed students' behavior in the two PE classes that they have during the week, for a total of 119 PE classes. Cross-sectional results from our thesis suggest that there was no difference in the PA realized in PE classes with different durations (45PE and 90PE), except for Sedentary Behavior (SB) which is higher in 90PE than in 45PE. The proportion of MVPA is lower than the 50% recommended. Furthermore, boys spent significantly more time engaged in MVPA and girls spent more time in SB and Light Physical Activity (LPA) and NOW spent significantly more time engaged in MVPA than OW. OW were approximately three times more likely not to meet the > 50% MVPA in 45PE classes than their NOW counterparts. Days with 45 minutes' physical education classes (PED45) contribute, on average, 16.9% for the daily MVPA and days with 90 minutes' physical education classes (PED90) accounted for 32.2%. All students engaged in more MVPA on PED than NPED or WD (P<0.05). PE classes were associated with higher odds to accomplish the recommended 60 min of daily MVPA. In conclusion, findings from our research suggest that PE increased the daily MVPA levels and played a considerable role in providing PA to accomplish PA guidelines.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da saúde
dc.subjectHealth sciences
dc.titlePhysical activity patterns in children and adolescents, and the contribution of physical education classes to daily physical activity, according to gender and body mass índex.
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid101435274
dc.subject.fosCiências médicas e da saúde::Ciências da saúde
dc.subject.fosMedical and Health sciences::Health sciences
thesis.degree.disciplinePrograma de Doutoramento em Atividade Física e Saúde
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FADEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
250342.pdfPhysical activity patterns in children and adolescents, and the contribution of physical education classes to daily physical activity, according to gender and body mass índex.952.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.