Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/110481
Autor(es): Daniel Casas Valle
Título: Streets and Urbanisation - theory, case, tool - reflections on the intermediary scale in the Porto region
Data de publicação: 2018-01-10
Resumo: Streets and roads have a fundamental and multiple role in contemporary urban areas, and are elementary spatial and social spaces. Their spaces are part of the main spatial structure of urban landscapes, serving for mobility and accessibility, social and economical activities, and are as well backbones for public and collective life. Streets and roads are resilient structures with a long-term effect on public and built spaces. As a network structure, their ´gross´ space is rigid. But, in their detailed design, streets and street networks, show a strong capacity to adapt to new uses and technological innovation. Mobility and spatial planning are nowadays detached, besides the strong reciprocal process between mobility networks and urbanisation. In general, mobility infrastructure planning is sectorial organised - technically, juridically, financially and politically. The introducing of new road types, as motorways, also provoked paradoxes of infrastructure, as the creation of barriers (physically and socially), a car-dominated-design paradigm, a car-culture that excludes people, and infrastructural side effects such as environmental problems and traffic accidents. These are often frictions between various territorial scale levels (physical, governance). The territory is stratified in systems, scale hierarchy and time layers. Transforming parts of it will also modify the urban landscape and its structure. This research is a reflection about this complexity in which various layers are interrelated. Each chapter of this research unfolds a different conceptual and scale level of the thematic of streets and urbanisation: (I) theory, urban evolution and transformation models; (II) practice, analysing the stratified and composed urban landscape at various scales through case - studies (area and type); (III) tool, a dualistic approach for street and road design, combining mobility and urban planning. In the Porto region (case area), the mobility infrastructure network evolution developed into a complex and stratified system that gave structure to diverse urban patterns with compact and dispersed urbanisation. In this area, the Street-Road type (case type) is a hybrid urban (linear) entity - form and process - that is mainly situated at the intermediary level, in-between: towns and urban centres, national and local roads, spaces of mobility and urban spaces. Although, Street-Roads form an important part of the overall urban regional structure at various levels of territorial depth (road, street, urban and territorial section), they are as such not recognised in the actual planning system. In the age of urban transformation, local physical and social characteristics are predominant conditions for spatial transformations. A dualistic design approach should therefore be expected, both for mobility as for spatial planning.
Descrição: As ruas e estradas são espaços físicos e sociais de carácter elementar, que desempenham um papel fundamental e plural na urbanização contemporânea. Integram a estrutura espacial principal das paisagens urbanas, servindo a mobilidade e acessibilidade, as actividades sociais e económicas, funcionando assim como suporte da vida pública e colectiva. As ruas e estradas são estruturas resilientes que têm efeitos duradouros no espaço público construído. Enquanto eixos de uma rede estruturante, são elementos rígidos; mas, no seu desenho de pormenor, as ruas e redes viárias demonstram grande capacidade em se adaptar a novos usos e constante inovação tecnológica. Actualmente, planeamento urbano e mobilidade são áreas que estão separadas, apesar da dependência processual recíproca existente entre as redes de mobilidade e urbanização. De um modo geral, o planeamento de infra-estruturas de mobilidade desenvolve-se de forma sectorial - em termos técnicos, jurídicos, financeiros e políticos. A introdução de novos tipos viários, como as auto-estradas, veio também criar paradoxos de infra-estrutura, como a formação de barreiras (físicas e sociais), o paradigma do desenho dominado pelo automóvel, uma cultura do automóvel que exclui as pessoas, e também os efeitos secundários das infra-estruturas de mobilidade, como os problemas ambientais ou a sinistralidade rodoviária. Estes paradoxos resultam, normalmente, de conflitos entre diferentes escalas territoriais (quer em termos físicos, quer em termos administrativos). O território está estratificado em sistemas, níveis hierárquicos e escalas temporais. Transformar partes deste território é também modificar a paisagem urbana e a sua estrutura. A investigação aqui exposta é uma reflexão sobre esta complexidade, na qual vários níveis se inter-relacionam. Cada capítulo desenvolve um nível conceptual e uma escala de abordagem distintos, referentes à temática das ruas e urbanização: (I) teoria, evolução urbana e modelos de transformação; (II) prática, análise da paisagem urbana estratificada e compósita com base em casos-de-estudo (área e tipo); (III) instrumento, uma abordagem dual ao desenho de ruas e estradas, articulando mobilidade e planeamento urbano. Na região do Porto (área caso-de-estudo) a evolução da rede de infra-estruturas de mobilidade criou um sistema complexo e estratificado que deu estrutura a padrões urbanos diferenciados de urbanização compacta e dispersa. Nesta área, a Rua-da-Estrada (tipo caso-de-estudo) é uma entidade urbana (linear) híbrida - em termos de forma e de processo - normalmente situada num nível intermédio. É um ´entre-espaço´: entre áreas urbanas e núcleos centrais, entre estradas nacionais e vias locais, entre espaços de viii mobilidade e espaços urbanos. Apesar de constituírem uma parte relevante da estrutura urbana regional a vários níveis de profundidade territorial (estrada, rua, secção urbana e territorial), as Ruas-da-Estrada não são reconhecidas como tal no actual sistema de planeamento. Numa era de transformação urbana, as características locais - quer físicas, quer sociais - são condições essenciais para transformação espacial. É, portanto, necessária e desejada uma abordagem dual no desenho urbano, tanto para a mobilidade como para o planeamento urbano.
Assunto: Artes
Arts
Áreas do conhecimento: Humanidades::Artes
Humanities::Arts
Identificador TID: 101353200
URI: https://hdl.handle.net/10216/110481
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FAUP - Tese

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
248947.pdf
  Restricted Access
Streets & Urbanisation. theory|case|tooi. reflections on the intermediary scale in the Porto region101.02 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.