Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/109998
Autor(es): Lopes, Ângela Filipe
Pinto, Maria da Graça Castro
Título: Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento
Data de publicação: 2017
Resumo: This article aims at looking into the educational policies in Mozambique in what concerns the implementation of bilingual teaching, which has been a central topic of discussion in Africa since the 90s. The single language policy is questioned for its effectivity given its linguistic and socio-economic repercussions for the population. Apart from these considerations, the text also compares advantages and drawbacks stemming from the two main models of bilingual teaching, currently being discussed in Africa and in Mozambique. Lastly, the article tackles the importance of local languages both as first languages and as means of instruction in order to foster a balanced development of mozambican children attending primary school.
Descrição: Este artigo propõe-se olhar para a realidade escolar moçambicana no que toca à implementação do ensino bilingue, tema central na discussão educativa africana desde os anos 90. Questiona-se a validade da política da língua única no que esta implica do ponto de vista linguístico e socioeconómico para as populações. O artigo pretende ainda cotejar vantagens e obstáculos dos principais modelos de ensino bilingue em discussão no contexto africano e moçambicano. A terminar, aborda-se a importância da língua local como língua materna e como meio de instrução para o desenvolvimento bem sucedido da escolaridade da população infantil moçambicana.
Assunto: Línguas
Languages
URI: https://hdl.handle.net/10216/109998
Tipo de Documento: Artigo em Revista Científica Nacional
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FLUP - Artigo em Revista Científica Nacional

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