Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGustavo Palma Martins
dc.date.accessioned2019-02-06T08:27:19Z-
dc.date.available2019-02-06T08:27:19Z-
dc.date.issued2017-12-15
dc.date.submitted2018-01-02
dc.identifier.othersigarra:238021
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/109777-
dc.descriptionO presente documento representa o culminar da formação académica enquanto professor de educação física, refletindo o estágio profissional, realizado durante o ano letivo de 2016-2017, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Este é o ano em que o estudante enfrenta a realidade de uma escola e o relatório do estágio profissional relata todo o percurso ao longo do ano, baseando-se em reflexões, vivencias, dificuldades e desafios que ultrapassei, sempre sustentado com a literatura existente nesta área. O relatório é constituído por cinco capítulos: (1) a introdução, onde é exposto o propósito do documento; (2) o enquadramento pessoal, onde se relata o percurso e os motivos que levaram ao ingresso nesta área; (3) o enquadramento da prática profissional, onde é explicado todo o contexto da parte prática; (4) a realização da prática profissional, dividido em três áreas, sendo elas a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a participação na escola e relação com a comunidade e o desenvolvimento profissional, que inclui um estudo sobre a motivação dos alunos para as aulas de educação física e finalmente (5) as conclusões e perspetivas para o futuro, onde se realiza uma reflexão geral sobre a importância deste ano de estágio, assim como algumas considerações finais acerca desta experiência.O trabalho de investigação está integrado na área de desempenho profissional, referente à realização da prática profissional. Este estudo procura perceber o peso dos fatores intrínsecos e extrínsecos na motivação dos jovens para a prática das aulas de Educação Física, comparando géneros e diferentes ciclos de ensino. Surgiu da perceção da falta de motivação por parte de vários alunos em realizar as aulas práticas e que se reflete na diminuta prática de atividade física por parte dos jovens, hoje em dia.
dc.description.abstractThe present document represents the final stage of the academic training as a physical education teacher, reflecting upon the teaching practice during the academic year 2016/2017 at Escola Secundária D. Maria II, in Braga. This is the period in which the student faces the reality of the work environment, and the teaching practice report describes this experience along the whole academic year, based on reflections, personal experiences, challenges, difficulties and successes, and supported by the existing literature on the field. The report consists of five chapters: (1) introduction, in which the goal of the document is presented; (2) personal context, in which the former experience and the reasons for following this field of studies are described; (3) professional context, in which the whole of the practical work context is explained; (4) professional practice experience, divided in three areas, which are the organization and management of teaching and learning, school integration and community relationship, and professional development; this chapter includes a study about the students' motivation for physical education classes; and finally (5) conclusions and future prospects, in which a general reflection about the importance of this teaching practice period is presented, as well as some final considerations.The research integrates the professional practice development area. This study aims to understand the weight of different internal and external factors in the young students' motivation for physical education classes also comparing genders and different learning cycles. The study arises from the perceived lack of motivation for practical classes that many students reveal, whitch extends itself to reduced physical activity habits by today's youth.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleRelatório de Estágio Profissional "O Ano da Transformação"
dc.typeRelatório de Estágio
dc.contributor.uportoFaculdade de Desporto
dc.identifier.tid201793822
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.discipline2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Desporto
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FADEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
238021.pdfRelatório de Estágio Prfissional "O Ano da Transformação"846.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.