Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/109718
Autor(es): Cristiana Sofia de Almeida Baptista
Título: Relatório de Estágio Profissional "Aprender a Ensinar e Ensinar para Aprender"
Data de publicação: 2017-11-24
Resumo: This document comes within the scope of the Professional Internship course, inserted in the 2nd cycle of studies related to the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. The Professional Internship took place in a school in the Porto, in a nucleus made up of three student-trainees, a cooperating teacher of the institution and a professor of the Faculty of Sport of the University of Porto. My pedagogical practice focused on the teaching of physical education classes and theoretical classes of practices of physical and sport activities to a group of 10º year and the accompaniment of the school sport to children of the 1º cycle. The construction of this report was based on the experiences experienced during the school year, which contributed to the construction of my professional identity.It was structured in six chapters: the first, "introduction," frames the document and portrays its purpose; In the second "Personal Dimension" is carried out an autobiography and expectations for the stage; In the third "Framework of professional practice", a legal, institutional and functional characterization of professional practice is carried out; In the fourth chapter "Realization of the professional practice" an account is made of the work developed during the professional stage supported in three large areas, being Area 1 - Organization and Management of Teaching and Learning, area 2 - Participation in school and relationship with community and area 3 - Professional development; The fifth chapter concerns the research-action study, "Dilemmas and difficulties of the student-trainee in the course of the professional stage: Study focused on the emission of feedback (s) during the class activities"; In the last chapter on "Conclusions" an analysis is made of all the work carried out throughout the year. This document mirrors my experience, as a student-trainee, in the professional stage, through a conscious and responsible reflection of my training process as a physical education teacher.
Descrição: O presente documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, inserida no 2º ciclo de estudos referente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio Profissional decorreu numa escola do grande Porto, num núcleo constituído por três estudantes-estagiários, uma professora cooperante da instituição e uma professora orientadora da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. A minha prática pedagógica teve como foco a lecionação de aulas de educação física e aulas teóricas de práticas de atividades físicas e desportivas a uma turma de 10º ano e o acompanhamento do desporto escolar a crianças do 1º ciclo. A construção do presente relatório teve como base as vivências experienciadas ao longo do ano letivo, que contribuíram para a construção da minha identidade profissional. Foi estruturado em seis capítulos: o primeiro, "introdução", enquadra o documento e retrata o seu propósito; no segundo "Dimensão Pessoal" é realizada uma autobiografia e expetativas para o estágio; no terceiro capítulo "Enquadramento da prática profissional" é realizada uma caraterização a nível legal, institucional e funcional da prática profissional; no quarto capítulo "Realização da prática profissional" é concretizado um relato acerca do trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional suportado em três grandes áreas, área 1 - Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem, área 2 - Participação na escola e relação com a comunidade e área 3 - Desenvolvimento profissional; o quinto capítulo diz respeito ao estudo de investigação-ação, "Dilemas e dificuldades da estudante-estagiária no decurso do estágio profissional: Estudo centrado na emissão de feedback(s) durante as atividades das aulas"; no último capítulo relativo às "Conclusões" é feita uma análise de todo o trabalho realizado ao longo do ano. Este documento espelha a minha experiência, enquanto estudante-estagiária, no estágio profissional, através de uma reflexão consciente e responsável do meu processo de formação enquanto professora de educação física.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/109718
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
237301.pdfRelatório de Estágio Profissional "Aprender a Ensinar e Ensinar para Aprender"1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.