Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108864
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dc.creatorAndreia Sofia Ferreira Rodrigues
dc.date.accessioned2022-09-10T16:58:11Z-
dc.date.available2022-09-10T16:58:11Z-
dc.date.issued2017-12-04
dc.date.submitted2017-12-05
dc.identifier.othersigarra:231302
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/108864-
dc.descriptionO presente relatório refere-se ao estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Infância, Família e Sociedade, na FPCE da Universidade do Porto, e procura analisar, à luz dos contributos teóricos das Ciências da Educação e da Sociologia da Infância, o processo trabalho realizado num espaço de educação não formal, extraescolar e de tipo comercial, especialmente destinado à infância. O entendimento contemporâneo das crianças como atores sociais e consumidoras de bens culturais, de lazer e entretenimento, encontrou na invenção de Parques Temáticos para a Infância uma oportunidade de promover atividades com esse carácter e de as conciliar com objetivos educativos. Esse é o caso da KidZania, um empreendimento multinacional recentemente implementado em Portugal, Lisboa, que comporta até um total de 1000 crianças. Este relatório visa então compreender de que modos e até que ponto os valores e princípios propagados pela KidZania vão ao encontro das expetativas das crianças - terem aí acesso a todos os estabelecimentos e usufruto sem grandes condicionamentos. Assim, num primeiro momento, analisam-se os documentos de divulgação da KidZania visando conhecer quais as conceções de criança, de infância, de educação e de ludicidade, enquanto expressões dos direitos de participação infantil, presentes e/ou subjacentes na sua filosofia, missão, objetivos, organização e funcionamento. Num segundo momento, procura-se compreender, com base em observações diretas realizadas no contexto de vários "estabelecimentos" da KidZania, e na análise de interações entre as crianças e entre estas e os/as respetivos/as animadores/as, de que modos aquelas propostas de atividades se realizam, a fim de aferir até que ponto conceções e práticas são (in)coerentes no que se refere ao brincar e à ludicidade. As reflexões críticas que se devolvem neste relatório apontam para a existência de diversas contradições e ambiguidades: entre uma KidZania que se apresenta como um espaço de oportunidade para todos, valorizando os direitos das crianças e a importância dos valores da sua cultura - brincar com outras crianças - mas que, ao invés, na prática revela i) um acesso infantil altamente seletivo, predominando um viés de classe social e económico que favorece a frequência de crianças oriundas de famílias pertencentes a grupos da classe média alta e de instituições educativas ou escolares tanto privadas como públicas; ii) um funcionamento dos "estabelecimentos" que limita as escolhas e ações das crianças em termos de tempo, de recursos materiais, de idades e estaturas ou de exploração criativa das propostas. Por fim, e trazendo as preferências e recomendações das próprias crianças, perspetivam-se sugestões relativamente ao funcionamento de algumas atividades e à promoção de uma educação para todos mais inclusiva.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleKidzania: da cidade ideal para as crianças ao ideal de cidade das crianças
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201815605
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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