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https://hdl.handle.net/10216/108864
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Andreia Sofia Ferreira Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2022-09-10T16:58:11Z | - |
dc.date.available | 2022-09-10T16:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-04 | |
dc.date.submitted | 2017-12-05 | |
dc.identifier.other | sigarra:231302 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/108864 | - |
dc.description | O presente relatório refere-se ao estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Infância, Família e Sociedade, na FPCE da Universidade do Porto, e procura analisar, à luz dos contributos teóricos das Ciências da Educação e da Sociologia da Infância, o processo trabalho realizado num espaço de educação não formal, extraescolar e de tipo comercial, especialmente destinado à infância. O entendimento contemporâneo das crianças como atores sociais e consumidoras de bens culturais, de lazer e entretenimento, encontrou na invenção de Parques Temáticos para a Infância uma oportunidade de promover atividades com esse carácter e de as conciliar com objetivos educativos. Esse é o caso da KidZania, um empreendimento multinacional recentemente implementado em Portugal, Lisboa, que comporta até um total de 1000 crianças. Este relatório visa então compreender de que modos e até que ponto os valores e princípios propagados pela KidZania vão ao encontro das expetativas das crianças - terem aí acesso a todos os estabelecimentos e usufruto sem grandes condicionamentos. Assim, num primeiro momento, analisam-se os documentos de divulgação da KidZania visando conhecer quais as conceções de criança, de infância, de educação e de ludicidade, enquanto expressões dos direitos de participação infantil, presentes e/ou subjacentes na sua filosofia, missão, objetivos, organização e funcionamento. Num segundo momento, procura-se compreender, com base em observações diretas realizadas no contexto de vários "estabelecimentos" da KidZania, e na análise de interações entre as crianças e entre estas e os/as respetivos/as animadores/as, de que modos aquelas propostas de atividades se realizam, a fim de aferir até que ponto conceções e práticas são (in)coerentes no que se refere ao brincar e à ludicidade. As reflexões críticas que se devolvem neste relatório apontam para a existência de diversas contradições e ambiguidades: entre uma KidZania que se apresenta como um espaço de oportunidade para todos, valorizando os direitos das crianças e a importância dos valores da sua cultura - brincar com outras crianças - mas que, ao invés, na prática revela i) um acesso infantil altamente seletivo, predominando um viés de classe social e económico que favorece a frequência de crianças oriundas de famílias pertencentes a grupos da classe média alta e de instituições educativas ou escolares tanto privadas como públicas; ii) um funcionamento dos "estabelecimentos" que limita as escolhas e ações das crianças em termos de tempo, de recursos materiais, de idades e estaturas ou de exploração criativa das propostas. Por fim, e trazendo as preferências e recomendações das próprias crianças, perspetivam-se sugestões relativamente ao funcionamento de algumas atividades e à promoção de uma educação para todos mais inclusiva. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Kidzania: da cidade ideal para as crianças ao ideal de cidade das crianças | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 201815605 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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