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https://hdl.handle.net/10216/108715
Autor(es): | Carolina Gomes Cunha Pinheiro |
Título: | Autorregulação comportamental e emocional: um estudo comparativo de crianças com e sem ensino musical |
Data de publicação: | 2017-11-13 |
Descrição: | A autorregulação comportamental e emocional constituem, desde uma idadeprecoce, dois fatores de grande importância para o desenvolvimento da criança,pois representam uma forte influência ao nível do sucesso escolar, dascompetências sociais, e do desenvolvimento de um comportamento ajustado e pró-social. A aprendizagem musical de forma estruturada, embora não revelando umapresença obrigatória no percurso académico das crianças, parece estarrelacionada com o desenvolvimento destes fatores. Esta associação gera umelevado interesse na exploração da relação entre a frequência do ensino musical aa regulação comportamental e emocional, e das vantagens de incluir este tipo deensino, desde cedo, no percurso escolar do indivíduo. O presente estudo procuracomparar crianças de idades entre os 7 e os 9 anos, que integram dois grupos: umgrupo de crianças que frequenta o ensino musical de forma estruturada, há pelomenos 5 meses, e um grupo de comparação. Estes dois grupos são comparadosao nível dos resultados obtidos nos instrumentos utilizados para avaliação devariáveis como problemas de comportamento internalizado e externalizado,autocontrolo, autorregulação comportamental, autorregulação emocional erelacionamento com os pares - Questionário de Capacidades e Dificuldades(Goodman, Forth, Simmons, Gatwrd, & Meltzer, 2003); Sistema de Classificação deCapacidades Sociais (Greshman & Elliot, 1990); HTKS (McClelland & Cameron,2011); Círculos Impossivelmente Perfeitos (Goldsmith, Reilly, Lemery, Longley, &Prescott, 1999); Tarefa da Situação Desafiante (Denham, Way, Kalb, Warren-Khot,& Bassett, 2013) - recorrendo a vários tipos de informantes (pais, professores einvestigadores). Algumas diferenças foram verificadas ao nível das variáveismencionadas, nomeadamente no que diz respeito ao comportamento pró-social,regulação emocional e comportamental, e autocontrolo, favorecendotendencialmente o grupo de crianças que frequenta o ensino musical. |
Assunto: | Psicologia Psychology |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
Identificador TID: | 201817330 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/108715 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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