Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108430
Author(s): Isabel Azevedo da Costa Pereira
Title: Os maus-tratos na infância e os efeitos no desenvolvimento: estudo comparativo entre crianças com e sem registo de maus-tratos
Issue Date: 2017-11-15
Description: A investigação mostra que os maus-tratos têm um impacto nocivo no desenvolvimento das crianças. O presente estudo integra-se num estudo longitudinal mais amplo e tem como objetivo compreender os efeitos dos maus-tratos no desenvolvimento cognitivo e socioemocional, bem como no ajustamento psicológico e comportamental. Participaram, neste estudo, as 96 crianças, entre os seis e os dez anos (50 do sexo feminino e 46 do sexo masculino), que foram observadas no segundo momento do estudo longitudinal. Destas, 47 experienciaram maltrato e encontravam-se institucionalizadas, enquanto as restantes 49 não sofreram maltrato e viviam com as suas famílias biológicas. Para rastrear indicadores do funcionamento cognitivo, foram utilizados os subtestes de Cubos e de Vocabulário da aferição portuguesa da Escala de Inteligência para Crianças de Wechsler - 3ª edição (WISC III; Wechsler, 2003) e a Escala de Competência Académica da versão portuguesa para professores do Social Skills Rating System (SSRS; Gresham & Elliot, 1990). O desenvolvimento socioemocional foi avaliado com recurso à versão portuguesa do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ; Goodman, 1997). O ajustamento psicológico e comportamental foi avaliado com recurso à versão Portuguesa do Emotions Regulation Checklist (ERC; Shields & Cicchetti, 1997) e à versão portuguesa do School Age Temperament Inventory (SATI; McClowry, 1995). Os resultados mostraram que as crianças maltratadas têm um desempenho cognitivo mais frágil e que tendem a apresentar uma maior reatividade negativa. Não foram observadas associações do maltrato com a competência académica nem com as restantes dimensões do desenvolvimento socioemocional e o ajustamento psicológico e comportamental. Os resultados fornecem pistas para investigações futuras e para a intervenção junto de crianças com experiências familiares adversas.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201761114
URI: https://hdl.handle.net/10216/108430
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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