Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108288
Author(s): Nicolas Martins da Silva
Title: Para lá das aparelhagens: perceções de jovens do ensino profissional em relação à homossexualidade em contexto escolar
Issue Date: 2017-11-14
Description: As questões das sexualidades, em particular no que respeita à homossexualidade,continuam alicerçadas em estruturas de fragilidade em termos de produção deconhecimento. De facto, os estudos no campo educativo são ainda parcos. Tem-se,contudo, tentado pensar as sexulidades para além de uma visão que as situa apenas emcontexto escolar e num paradigma heteronormativo, onde o poder controla os discursossobre sexualidade e influencia as formas de conhecimento e de desconhecimento,promovendo assim ausências no que à homossexualidade diz respeito ou, caso contrário,criando presenças tímidas e confinadas ao discurso do combate ao bullying homofóbico,numa lógica reprodutiva das fragilidades e da dialética das sexualidades, onde a um pólodominante se subordinam as margens que se querem silenciosas. Este estudo, que envolvemetodologias quantitativas e qualitativas, nomeadamente recorrendo à etnografia, a uminquérito por questionário e a sessões de grupo de discussão focalizada, procurou darconta da visão dos/as jovens sobre os lugares/ausências efetivos/as da homossexualidadena escola, do poder da escola na construção e reprodução de [pre] conceitos, questionandoo seu papel na promoção de cidadanias a todos/as e refletindo sobre uma [possível]educação para as sexualidades, numa rutura pedagógica que procure dar voz e ser a vozde todos/as, à luz das teorias queer e da pedagogia crítica, para uma educação a e sobretodos/as. Os resultados apontam para uma visão dos/as jovens que destaca os vazios noque às sexualidades e à homossexualidade em contexto(s) escolar(es)diz respeito, numaabordagem às sexualidades, quando existente, sobretudo preventiva, bem como para umforte questionamento do papel da escola na abordagem destas temáticas, por um ladoporque do domínio da privacidade, por outro por um questionamento das própriasaprendizagens escolares.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201816989
URI: https://hdl.handle.net/10216/108288
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
225462.pdfPara lá das aparelhagens: perceções de jovens do ensino profissional em relação à homossexualidade em contexto escolar1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.