Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108100
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dc.creatorMaria de Fátima Duarte Delgado
dc.date.accessioned2022-09-11T23:08:19Z-
dc.date.available2022-09-11T23:08:19Z-
dc.date.issued2017-10-13
dc.date.submitted2017-11-08
dc.identifier.othersigarra:223583
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/108100-
dc.descriptionA Matemática, enquanto disciplina do currículo escolar, tem sido marcada pelo insucesso e pelos resultados pouco satisfatórios obtidos pelos alunos, quer em provas de avaliação externa nacionais quer internacionais. Para contrariar esta situação, têm sido implementadas políticas educativas justificadas pelo propósito de melhorar os processos de ensino e aumentar o sucesso dos alunos nesta área curricular. Dessas políticas são exemplo, e estão em foco no trabalho de investigação que aqui se apresenta, o Plano da Matemática (ME, 2006b), o Programa de Matemática do Ensino Básico (ME, 2007) e o Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico (MEC, 2013). Na linha de estudos da educação matemática que têm alertado para a importância da transformação das práticas de ensino, argumentando a favor de métodos que promovam um maior envolvimento do aluno na sua aprendizagem, esta investigação analisa esses processos na sua relação com características da contextualização curricular. Especificamente, o estudo tem por objetivo produzir conhecimento sobre o lugar, possibilidades e limites do recurso à contextualização curricular no ensino da Matemática, no 3.º ciclo do ensino básico, na sua relação com a aprendizagem dos alunos. Tomando como quadro de referência teórico- metodológico o ciclo contínuo de políticas (Bowe et al., 1992) e reconhecendo que os processos de produção de políticas ultrapassam o contexto nacional, analisaram-se documentos internacionais que divulgam orientações para políticas de educação nacionais que, por sua vez, orientam o currículo escolar, em geral, e da Matemática, em particular. Analisaram-se também perceções de professores de Matemática e de alunos, do 3.º ciclo do ensino básico, de duas escolas, sobre influências destas políticas nas práticas docentes e sua relação com características da contextualização curricular e efeitos na aprendizagem. Os resultados apontam para uma estreita relação entre as orientações internacionais e as propostas curriculares nacionais, com evidência nas políticas para o ensino da Matemática. O Plano da Matemática e o Programa de Matemática do Ensino Básico, enquanto políticas de educação matemática, impulsionaram o trabalho colaborativo entre professores e proporcionaram a oportunidade de experienciar e legitimar novas práticas. No que se refere ao Programa e Metas Curriculares de Matemática do Ensino Básico, os professores assumem este programa essencialmente como uma listagem de conteúdos a cumprir. Quanto ao lugar da contextualização nas práticas docentes, os dados permitem concluir que, de um modo geral, os professores entrevistados recorrem a estratégias que assentam em princípios de contextualização curricular, ainda que revelem também serem estas práticas de difícil concretização por requererem uma atenção diferenciada e adequada aos diferentes perfis dos alunos. Estes dados são consentâneos com as perceções dos alunos, considerando estes que, na sua globalidade, as estratégias de contextualização curricular utilizadas pelos seus professores de Matemática contribuem para aprenderem melhor.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA contextualização curricular no ensino da matemática no 3º ciclo do ensino básico: relações entre políticas e práticas curriculares
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101402198
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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