Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108059
Author(s): Teresa Oliveira Ramos
Cristina Sousa Lopes
Title: O contributo da infoliteracia para a integração e melhoria do desempenho académico dos estudantes do 1º ano da FEUP
Issue Date: 2015
Description: As bibliotecas universitárias confrontam-se com exigências crescentes no sentido de desempenharem um papel ativo nos processos de ensino e aprendizagem. A sua resposta tem passado pela implementação de abordagens que incluem a integração das competências de Infoliteracia em programas curriculares. Dada a diversidade de contextos onde elas se podem implementar é muito importante partilhar experiências e lições aprendidas, evidenciando dados e análises objetivas. A presente comunicação descreve a experiência da Biblioteca da FEUP sobre a integração das competências de Infoliteracia no programa de uma unidade curricular do 1º ano que é transversal aos alunos dos cursos de mestrado integrado. É feita uma análise retrospetiva da evolução da integração incremental da Infoliteracia (nos anos letivos de 2008-09 a 2014-15) que resultou num modelo de formação híbrido (presencial e e-learning) apoiado no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e em tecnologias de suporte a um ensino interativo e a uma aprendizagem mais ativa e autónoma. Os resultados são apresentados segundo três níveis de análise: participação na formação, desempenho nas atividades e satisfação com a formação e as competências que permitiu adquirir. Conclui-se que a evolução desta experiência contribuiu para a integração dos estudantes e para a melhoria do seu desempenho académico através do desenvolvimento das suas competências de Infoliteracia.
URI: https://hdl.handle.net/10216/108059
Source: Ligar. Transformar. Criar Valor : atas do 12º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD)
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
223261.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.