Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/107536
Author(s): Ana Luísa Borges Caldas
Title: Desenhos transitórios: reflexão sobre as possibilidades e contingências do desenho escolar e de uma prática pedagógica emancipatória
Issue Date: 2017-09-15
Description: O presente relatório de estágio, baseado na observação da disciplina de Desenho A, na Escola Secundária da Maia, apresenta dois focos principais de investigação. Primeiramente, a compreensão da relação do aluno com a prática do desenho e com o processo criativo que o constitui, partindo, não só, das visões programáticas, mas também, a perspetiva dos aprendentes. Neste ponto cruza-se a reflexão sobre as intencionalidades do Desenho, enquanto disciplina e prática, focando as agendas que delinearam o seu lugar no currículo português, até ao momento presente. A segunda vertente de exploração diz respeito ao lugar que o professor ocupa no processo de aprendizagem do aluno. A perspetiva de questionamento foca a dimensão relacional que se constitui entre ambos os agentes, tendo em vista a emancipação do sujeito-aluno. Intenta-se captar as possibilidades e contingências da constituição de uma relação pedagógica horizontal, considerando a presença dos conceitos de motivação e de singularidade na equação ensino-aprendizagem, a partir do entrosamento de significações do campo da psicologia no território discursivo pedagógico.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201739453
URI: https://hdl.handle.net/10216/107536
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
215324.pdf
  Restricted Access
Desenhos transitórios: reflexão sobre as possibilidades e contingências do desenho escolar e de uma prática pedagógica emancipatória1.37 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.