Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/107536
Author(s): | Ana Luísa Borges Caldas |
Title: | Desenhos transitórios: reflexão sobre as possibilidades e contingências do desenho escolar e de uma prática pedagógica emancipatória |
Issue Date: | 2017-09-15 |
Description: | O presente relatório de estágio, baseado na observação da disciplina de Desenho A, na Escola Secundária da Maia, apresenta dois focos principais de investigação. Primeiramente, a compreensão da relação do aluno com a prática do desenho e com o processo criativo que o constitui, partindo, não só, das visões programáticas, mas também, a perspetiva dos aprendentes. Neste ponto cruza-se a reflexão sobre as intencionalidades do Desenho, enquanto disciplina e prática, focando as agendas que delinearam o seu lugar no currículo português, até ao momento presente. A segunda vertente de exploração diz respeito ao lugar que o professor ocupa no processo de aprendizagem do aluno. A perspetiva de questionamento foca a dimensão relacional que se constitui entre ambos os agentes, tendo em vista a emancipação do sujeito-aluno. Intenta-se captar as possibilidades e contingências da constituição de uma relação pedagógica horizontal, considerando a presença dos conceitos de motivação e de singularidade na equação ensino-aprendizagem, a partir do entrosamento de significações do campo da psicologia no território discursivo pedagógico. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 201739453 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/107536 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
215324.pdf Restricted Access | Desenhos transitórios: reflexão sobre as possibilidades e contingências do desenho escolar e de uma prática pedagógica emancipatória | 1.37 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.