Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10216/107257
Autor(es): | Adriane Carmen Biondo |
Título: | O ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal: estudo de caso |
Data de publicação: | 2017-09-13 |
Descrição: | No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender a gestão do processo do ensino da Matemática no primeiro ano do Ensino Básico. O quadro teórico pauta-se na compreensão da escola como uma instituição de socialização cultural que ao proporcionar a possibilidade dos seus alunos realizarem aprendizagens significativas proporciona, concomitantemente, a possibilidade de se desenvolverem como pessoas que, para aprender, colaboram com outras pessoas, tomam decisões, avaliam-se e avaliam e, assim, se apropriam do património cultural validado do tempo em que vivem. Busca-se refletir sobre os conhecimentos matemáticos como competências essenciais a todos os cidadãos e, portanto, os desafios que o sistema educativo precisa enfrentar. A partir dessa situação, o foco deste estudo foi analisar o ensino da matemática desenvolvido com alunos do primeiro ano, refletindo sobre os aspectos relacionados com a aquisição do conceito de número pelas crianças. O projeto de investigação adota o paradigma fenomenológico-interpretativo como a abordagem que legitima o estudo de caso produzido, o qual se construiu a partir da observação cotidiana de uma sala de aula, da análise dos planos mensais utilizados e da entrevista à professora da sala observada. Os resultados do estudo revelam um programa de trabalho na área da Matemática de inspiração instrucionista, apontando-se, por isso, para a necessidade de mudanças em relação às concepções e práticas referente aos processos de ensino e aprendizagem da matemática que possam envolver mais as crianças na construção do conhecimento, na cooperação entre pares ou na valorização de projetos e na resolução de situações problemáticas, capazes de produzir aprendizagens mais significativas. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 201739399 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/107257 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | restrictedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
211726.pdf Restricted Access | O ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal: estudo de caso | 8.5 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.