Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/107257
Autor(es): Adriane Carmen Biondo
Título: O ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal: estudo de caso
Data de publicação: 2017-09-13
Descrição: No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de compreender a gestão do processo do ensino da Matemática no primeiro ano do Ensino Básico. O quadro teórico pauta-se na compreensão da escola como uma instituição de socialização cultural que ao proporcionar a possibilidade dos seus alunos realizarem aprendizagens significativas proporciona, concomitantemente, a possibilidade de se desenvolverem como pessoas que, para aprender, colaboram com outras pessoas, tomam decisões, avaliam-se e avaliam e, assim, se apropriam do património cultural validado do tempo em que vivem. Busca-se refletir sobre os conhecimentos matemáticos como competências essenciais a todos os cidadãos e, portanto, os desafios que o sistema educativo precisa enfrentar. A partir dessa situação, o foco deste estudo foi analisar o ensino da matemática desenvolvido com alunos do primeiro ano, refletindo sobre os aspectos relacionados com a aquisição do conceito de número pelas crianças. O projeto de investigação adota o paradigma fenomenológico-interpretativo como a abordagem que legitima o estudo de caso produzido, o qual se construiu a partir da observação cotidiana de uma sala de aula, da análise dos planos mensais utilizados e da entrevista à professora da sala observada. Os resultados do estudo revelam um programa de trabalho na área da Matemática de inspiração instrucionista, apontando-se, por isso, para a necessidade de mudanças em relação às concepções e práticas referente aos processos de ensino e aprendizagem da matemática que possam envolver mais as crianças na construção do conhecimento, na cooperação entre pares ou na valorização de projetos e na resolução de situações problemáticas, capazes de produzir aprendizagens mais significativas.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 201739399
URI: https://hdl.handle.net/10216/107257
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
211726.pdf
  Restricted Access
O ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal: estudo de caso8.5 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.