Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/106803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRafael Edmundo Reis Quintão
dc.date.accessioned2017-09-14T14:33:39Z-
dc.date.available2017-09-14T14:33:39Z-
dc.date.issued2017-07-13
dc.date.submitted2017-07-26
dc.identifier.other206994
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10216/106803-
dc.descriptionO presente relatório de Tese está inserido no âmbito da conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto realizado na Sonae SR, mais concretamente na Sportzone.O objetivo deste projeto reside na otimização do processo de compra da equipa de upstream bem como a implementação de uma ferramenta de auxílio à compra de produtos aos fornecedores.A equipa de upstream tem como objetivos não provocar ruturas nos produtos bem como minimizar os dias de stock no armazém situado na Azambuja.Esta equipa controla as necessidades de stock do entreposto e coloca encomendas aos fornecedores conforme essas necessidades. As necessidades de stock do armazém provêm do que se vende nas lojas já que, assim que se gera uma necessidade de reposição de stock nas lojas devido a vendas, naturalmente o armazém envia o stock necessário reduzindo assim os dias de cobertura presentes. O objetivo final do buyer será manter os dias de stock do armazém dentro de níveis considerados aceitáveis pela chefia.Numa primeira abordagem, conceptualizou-se o processo de compra, definiram-se as suas etapas assim como os constrangimentos e condicionantes deste.Identificou-se que as ruturas de stock são um dos maiores problemas para empresas retalhistas como a Sportzone uma vez que representam uma não venda e/ou perda de um cliente e, apesar de ser fácil quantificar o valor de uma não venda, é extremamente difícil estimar o valor que a perda de um cliente possa ter a longo prazo já que pode significar perda de futuras vendas e perda de confiança na marca. Por outro lado, stock em excesso no armazém implica custos elevados sendo que é preciso ter em conta esse aspeto de maneira a evitar custos desnecessários.Este projeto assenta na otimização de todo o processo de compra que tem bastantes variáveis que condicionam o normal funcionamento deste. Prevê-se que a implementação deste ficheiro de planeamento automático venha a reduzir o tempo que cada buyer tem que despender a analisar cada artigo bem como prevenir falhas na supervisão dos artigos.
dc.description.abstractThis thesis report is part of the conclusion of the Integrated Master's Degree in Electrical and Computer Engineering of the Faculty of Engineering of the University of Porto and was made at Sonae SR, more specifically at Sportzone. This project's objective is to optimize the buying process of the upstream's team as well as making an implementation of a tool that helps in the buying process of products that come from suppliers. The objective of the upstream's team is to prevent stock failures as well as minimize stock days in the warehouse which is in Azambuja.This team controls stock needs of the warehouse and puts out orders to the suppliers according to those needs. Warehouse's stock needs come from sales from the stores as, as soon as it is generated a stock need due to sales in stores, naturally the warehouse sends the needed products reducing the stock days. The buyer's final objective is to maintain the stock days between certain levels considered acceptable by their bosses.In a first approach, the buying process was conceptualized, it's phases were defined as well it's constraints.It was noticed the stock failure is a main problem for retailing companies like Sportzone because it represents a missed purchase and/or a lost customer and, despite quantifying a missed purchase is easy, it is extremely difficult to estimate the cost of a lost customer in the long run as it might lead to missed future sales and lost in brand's trust. On the other hand, stock in excess implies a greater cost in stock maintenance being that is it necessary to take this aspect into account so as to we avoid unnecessary costs.This project rests on the optimization of the whole process of buying which has a lot of variables that condition its normal behavior. It is expected that the implementation of this automatic planning tool will reduce the time that each buyer must spend analyzing each article as well as prevent failures in article supervision.
dc.language.isopor
dc.rightsembargoedAccess
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectOutras ciências da engenharia e tecnologias
dc.titleOtimização do processo de compra: algoritmo e ferramenta
dc.typeDissertação
dc.date.embargo2020-07-12
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Outras ciências da engenharia e tecnologias
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
rcaap.embargofctContem informação de dados fulcrais ao negócio.
Appears in Collections:FEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
206994.pdfOtimização do processo de compra: algoritmo e ferramenta1.96 MBAdobe PDF    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons