Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/106596
Autor(es): João Miguel Dias Ferreira Gouveia
Título: Serious Game for learning about Software Architecture and Design
Data de publicação: 2017-07-19
Resumo: Software Architecture and Design (SAD) can be understood as a subtopic of the "Software Engineering" (SE) domain of knowledge and also as a domain area with a wide range of concepts and knowledge with various applications. Serious games are made with the clear intention of addressing serious issues without losing the "fun" factor and are often applied to educational experiences. There are serious games for some SE fields, however, no educational digital games have been found for SAD thus far. The design philosophy of an effective game for a SE topic is based on learning and teaching functions (LTFs) that are able to be converted to game design patterns (GDPs). A subset of these same LTFs are dedicated to SE topics which, in turn, translate to certain GDPs. With this in mind, it is possible to prove that the aforementioned GDPs work for the topic of Software Architecture and Design by using them to successfully design and implement a serious game revolving around that topic. The game in question is a game with 5 levels named Codebase Escape, where the goal is to clear the levels by successfully unlocking and then answering a quiz related to SAD at the end of each level. The game was validated through an empirical study with students with, supposedly, no knowledge on the topic of SAD. The students in question were divided into two groups of similar size, where the first group played the game and the second group did not. The two groups then answered a questionnaire about the topic, where the knowledge gap between the groups was measured. In the context of the experiment, the preferred outcome is that the first group performs better at the questionnaire than the second group. The expected results of the project are that an effective educational game for SAD is designed and the existing subset of GDPs for SE education is properly validated.
Descrição: Arquitetura e Design de Software (ADS) pode ser percebido como um subtópico do domínio de sabedoria conhecido como "Engenharia de Software" (ES) e também como uma área com uma variedade ampla de conceitos e sabedoria com várias aplicações. Jogos sérios são feitos com a intenção clara de chamar assuntos sérios à atenção sem perder o factor de "diversão" e são frequentemente aplicados a experiências educacionais. Existem jogos sérios para algumas áreas de ES, no entanto, não foram encontrados jogos digitais educacionais até agora. A filosofia de design de um jogo eficaz para um tópico ES é baseada em funções de aprendizagem e ensino (FAEs) que podem ser convertidas em padrões de design de jogos (PDJs). Um subconjunto dessas mesmas FAEs são dedicadas a tópicos ES que, por sua vez, conduzem a certos PDJs. Com isto em mente, é possível provar que os PDJs previamente mencionados funcionam para o tópico de Arquitetura e Design de Software ao usá-los para desenvolver e implementar um jogo sério à volta desse tópico com êxito. O jogo em questão é um jogo com 5 níveis chamado Codebase Escape, onde o objetivo é completar os níveis ao desbloquear e depois responder a um quiz relacionado com ADS no fim de cada nível com êxito. O jogo foi validado através de um estudo empírico com estudantes com, supostamente, nenhum conhecimento do tópico de ADS. Os estudantes em questão foram divididos em dois grupos de tamanho semelhante, onde o primeiro grupo jogou o jogo e o segundo grupo não jogou o jogo. Depois, os dois grupos responderam um questionário sobre o tópico, onde a diferença de conhecimento entre os grupos foi medida. No contexto da experiência, o desfecho ideal é o primeiro grupo obter um desempenho melhor no questionário que o segundo grupo. Os resultados esperados do projeto é que um jogo educativo eficaz para ADS seja desenvolvido e o subconjunto existente de PDJs para educação de ES seja propriamente validado.
Assunto: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Identificador TID: 201799103
URI: https://hdl.handle.net/10216/106596
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
206304.pdfSerious Game for learning about Software Architecture and Design1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.