Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/106482
Autor(es): Luís Eduardo de Magalhães Reis
Título: Abordagem híbrida para o ensino do desenvolvimento de jogos digitais e programação
Data de publicação: 2017-07-12
Resumo: Learning to develop digital games is a common theme of interest for those who intend to take their first steps in learning how to program. A lot of curricular units that introduce programming already use the development of small games to captivate their students' interest. However, in most programming introductory courses, game development is not covered in much length. In a similar way, in most game development introductory courses, programming is taken as a given and is not covered or game engines are used that don't require previous experience with programming and where a high level approach is used with graphical metaphors. The purpose of this project consists in creating a activity plan and a set of pedagogical contents that simultaneously drive the learning of programming and game development skills. It is intended that the set of contents that result from this work are usable in self learning processes (e-learning) or supervised learning (b-learning).
Descrição: Aprender a desenvolver jogos digitais é um tema de interesse bastante comum para aqueles que pretendem dar os primeiros passos na programação. Muitas unidades curriculares de introdução à programação usam já o desenvolvimento de pequenos jogos para cativar o interesse dos alunos. Porém, na maior parte dos programas de introdução à programação, o desenvolvimento de jogos digitais não é um assunto muito aprofundado. Da mesma forma, na maior parte dos programas de introdução ao desenvolvimento de jogos, a programação é já considerada como dado adquirido e nem é abordada ou são utilizados motores de jogo que não requerem experiência prévia de programação e onde se faz uma abordagem a alto nível com metáforas visuais. Com este projeto pretende-se a criação de um plano de atividades e conjunto de conteúdos pedagógicos que simultaneamente fomentem a aprendizagem da programação e do desenvolvimento de jogos digitais. Pretende-se que os conteúdos que resultarem deste trabalho sejam utilizáveis em processos de autoaprendizagem (e-learning) ou aprendizagem supervisionada (b-learning).
Assunto: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Identificador TID: 201800322
URI: https://hdl.handle.net/10216/106482
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
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