Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/106409
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dc.creatorJoão Manuel da Silva Meira
dc.date.accessioned2022-09-11T04:57:33Z-
dc.date.available2022-09-11T04:57:33Z-
dc.date.issued2017-07-13
dc.date.submitted2017-07-26
dc.identifier.othersigarra:205321
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/106409-
dc.descriptionA edição de video é essencial para recolher e organizar conteúdo multimédia de modo a ajustar-se a uma publicação consistente, e é especialmente proeminente em cenários jornalísticos. Ortogonalmente, experiências em Realidade Virtual (RV) suscitam nos utilizadores um sentimento de presença: uma assimilação multi-sensorial de um Ambiente Virtual (AV). Combinando este conceito com técnicas de edição de vídeo já estabelecidas chega-se ao conceito de jornalismo imersivo. Um dos desafios do jornalismo imersivo é a edição de vídeo 360º - quando o foco deixa de estar restrito, o condicionamento da atenção dos utilizadores tem que ocorrer de outra forma, nomeadamente por meio de indicadores virtuais. No entanto, a edição de video 360º não é trivial nos editores de vídeo 2D atuais. Tais efeitos, chamados de anotações dada a sua natureza informativa, são objetos bi- ou tri-dimensionais espacializados que são mostrados como um overlay. Para abordar esta questão, propõe-se um player de vídeo capaz de renderizar este efeitos em tempo real. O objetivo desta dissertação é criar, avaliar e comparar um conjunto de AV-técnicas de interação que possibilitem operações de autoria dentro de um editor de vídeo 360º em RV. Como tal, foi desenvolvido um protótipo em Unity para proprorcionar um ambiente de teste. Este permite aos utilizadores anotar vídeo 360º recorrendo a mecanismos de keyframing. Primeiro, foid desenvolvido um paradigma de anotações, com cada anotação a ser escrita em HTML e desenhada num plano em 3D. Segundo, foram implementadas metáforas de interação baseadas nas ações de apontar, clicar e arrastar, com ligeiras modificações de acordo com o conjunto de dispositivos de interação. A implementação para rato utiliza apontar, clicar e arrastar através do ponteiro. A abordagem com o HTC Vive aplica o comando-varinha como um apontador laser, com o gatilho a ser usado para indicar seleção ou arrasto. Por fim, o controlador Leap Motion proporciona uma interface mais natural na qual os utilizadores podem apontar com a mão e selectionar ou arrastar com um gesto de belisque. Adicionalmente, surgem mais questões no âmbito deste protótipo: será um AV o mais adequado para edição de vídeo 360º? Que técnicas de armazenamento de dados são mais apropriadas para garantir a compatibilidade com implementações futuras? Em suma, quais técnicas de interação são mais adequadas para utilização em edição de vídeo 360º, em termos de eficiência, cansaço e naturalidade? Para avaliar estas questões, foi realizado um teste de usabilidade no qual os utilizadores realizam tarefas de complexidade crescente enquanto o sistema recolhe dados telemétricos. Além disso foram entregues questionários para pontuar cada técnica de interação numa escala de Usefulness, Satisfaction, and Ease of use (USE). Atualmente, o protótipo implementado providencia um ambiente que permite aos utilizadores aplicar as técnicas estudadas à anotação de vídeo 360º de forma eficaz.
dc.description.abstractVideo editing is essential for collecting and arranging multimedia content to fit a consistent publication, especially prominent in journalistic venues. Orthogonally, Virtual Reality (VR) experiences evoke in their users a feeling known as presence: multi-sensory assimilation of a Virtual Environment (VE). Combining this with established news video editing techniques, one arrives at the concept of immersive journalism. One of the challenges of immersive journalism is 360º video editing - when the focus is no longer restricted, conditioning users' attention must be done by different means, namely virtual indicators. However, the distortion applied to the imagery makes adding special effects non-trivial. Such effects, called annotations due to their informational nature, are spatialised two or three-dimensional objects that are displayed as an overlay. To solve this issue, a video player capable of rendering these effects in real time is proposed. The purpose of this dissertation is to create, evaluate and compare a set of VE-interaction techniques that enable a set of authoring operations within a VR 360º video editor. As such, a prototype was developed with the Unity engine to provide a testing environment. It allows users to annotate 360º video using keyframing mechanisms. First an annotation paradigm was developed, with each annotation being written in HTML and rendered onto a plane in 3D space. Second, interaction metaphors based on pointing, clicking and grabbing gestures were implemented, with slight modifications for a selected set of input devices. Standard mouse implementation utilises pointing, clicking and dragging using mouse clicks. The HTC Vive approach employs the proprietary controller-wands like a laser pointing device, with the trigger button being used to indicate selection or dragging. Finally, the Leap Motion controller provided a more natural interface in which users can use their hands to point and use a pinching gesture to trigger selecting and dragging. Furthermore, within this scope additional questions arise: is a VE the most adequate for 360º video editing? Which data storage techniques are most appropriate to ensure compatibility among potential future implementations? In brief, which interaction techniques are more adequate for use in 360º video editing, in terms of efficiency, fatigue and naturalness? To assess this, a usability test was conducted requiring users to perform annotating tasks of increasing complexity while telemetry was gathered by the system. Additional questionnaires were handed out to score each interaction technique in a Usefulness, Satisfaction, and Ease of use (USE) test scale. Currently the implemented prototype provides an environment that allows users to apply the researched techniques to the annotating of 360º video effectively.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEngenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subjectElectrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
dc.titleFerramentas de edição e visualização para vídeos 360º interativos
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.identifier.tid201799014
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
dc.subject.fosEngineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
thesis.degree.grantorFaculdade de Engenharia
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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