Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/106164
Autor(es): Bruno Ricardo Dias Gonçalves
Título: FEUPooling: Carpooling Platform
Data de publicação: 2017-07-12
Resumo: Nowadays, automobiles are one of the most popular means of transportation and the majority are used by only one person. This leads to a lot of traffic in the urban areas, which causes, for example, an increase in atmospheric and sound pollution. Besides that, the price of fuel, tolls and parking has been gradually increasing. In many cases, public transportation is not an option because of the lack of comfort, freedom and flexibility of schedules. Therefore, the idea of carpooling emerged with the goal of minimizing these problems. Carpooling is the sharing of private vehicle journeys so that more than one person can travel in the same car.However, not everyone is receptive to this idea, and the main obstacles stated are the lack of security and trust in sharing a ride with strangers. Nevertheless, in the specific context of an organization like FEUP, the community of users is known and trusted, so this problem does not apply. On this community, several behaviors, routines, travels and schedules can be anticipated. This can help simplify several aspects of carpooling, making the adoption easier. In addition, this allows for an integration of the platform with the existing organizational information system of FEUP which in turn increases the security and trustability of the system.With this kind of ride sharing, money can be saved by splitting costs of fuel, parking and tolls by the passengers involved. Apart from that, it is a more ecological and sustainable way of commuting because it reduces the traffic density, consequently reducing the emission of greenhouse gases. Furthermore, the surrounding area of FEUP lacks free parking, so the introduction of such a service would be beneficial.The project proposed by the Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP consisted on the development of mobile applications for the described community. This system, which is the core of the project, aimed to be as easy to use as possible in order to have the maximum possible adoption. The users - in this case, the students - are able to post ride sharing offers as drivers or search for these as passengers. Additionally, a points system was added. This system can be considered a simple gamification mechanism, in order to motivate and reward users who use the service. A back-end system then verifies if a trip was valid, by calculating the similarity of the passenger's routes before rewarding the trip's participants with points. These points can then be exchanged later by rewards to be defined by the faculty.Besides that, a web application for administrative purposes was also developed so that the system can be controlled and managed. The administrator(s) can view information about trips and users in order to ensure that there are no irregular behaviors. The platform also allows an administrator to exchange a user's points for rewards.Finally, in terms of results, at the beginning of the next school year the platform is expected to enter a wider testing phase, in the form of a prototype, by a small part of the FEUP student community. If all goes as expected, the product will then be ready to be tested by a larger number of users. The goal is for all interested students to be able to access this application in order to share their commute in an easy way without being concerned about security.
Descrição: Atualmente, os automóveis são um dos mais populares meios de transporte, sendo que a maioria apenas é utilizado por uma pessoa. Isto faz com que em zonas mais urbanas se crie muito trânsito, o que leva, por exemplo, ao aumento da poluição atmosférica e sonora. Para além disso, o preço de combustíveis, portagens e estacionamentos tem vindo a aumentar gradualmente. Em muitos casos, os transportes públicos não são opção devido à falta de conforto, liberdade e flexibilidade de horários. Assim sendo, a ideia de carpooling surgiu com objetivo de minimizar estes problemas. Carpooling é a partilha de viagens em veículos privados, onde se pretende que viaje mais que uma pessoa por viatura.Contudo, nem todos são muito recetivos a esta ideia, sendo que é apontado como um dos principais entraves a falta de segurança e confiança em partilhar transporte com desconhecidos. Porém, no contexto específico de uma organização como a FEUP, já existe uma comunidade de utilizadores conhecida e de confiança, o público alvo deste projeto, sendo que este problema não se aplica. Nesta comunidade podem antecipar-se vários comportamentos e rotinas, viagens e horários. Isto pode ajudar a simplificar vários aspetos do carpooling, tornando assim a adoção mais fácil. Adicionalmente, isto permite uma integração da plataforma com os existentes serviços de informação organizacionais da FEUP, o que aumenta o fator de segurança e confiança no sistema.Com este tipo de partilha de transporte, há a possibilidade de poupar dinheiro ao dividir custos de combustível, estacionamento e portagens pelos passageiros envolvidos. Para além disso, é uma forma mais ecológica e sustentável de viajar pois reduz a densidade do trânsito, diminuindo assim a emissão dos gases com efeito de estufa. Mais ainda, a zona envolvente à FEUP carece de estacionamento gratuito, daí que a introdução de um serviço deste tipo seja benéfica.O projeto proposto pelo Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP consistiu em desenvolver aplicações móveis para a comunidade descrita. O sistema, que é o cerne deste projeto, tinha como objetivo ser o mais simples de usar possível de forma a obter a máxima adesão alcançável. Os utilizadores - neste caso, os estudantes - podem publicar anúncios de ofertas de partilha de transporte como condutores ou procurar por viagens como passageiros. Adicionalmente, um sistema de pontos foi adicionado. Este sistema pode ser considerado um mecanismo simples de gamification, de forma a motivar e recompensar utilizadores que usem o serviço. Um sistema de back-end verifica se uma viagem foi considerada válida, calculando a similaridade das rotas dos passageiros antes de recompensar os participantes na viagem com pontos. Estes pontos podem posteriormente ser trocados por recompensas a serem definidas pela faculdade.Para além disso, uma aplicação web para propósitos administrativos foi desenvolvida para que o sistema possa ser controlado e gerido. O(s) administrador(es) pode(m) ver informação relacionada com viagens e utilizadores com o objetivo de garantir que não existem comportamentos irregulares. A plataforma também permite que um administrador troque os pontos dos utilizadores por recompensas.Finalmente, quanto a resultados, espera-se que no início do próximo ano letivo a plataforma esteja pronta a ser testada, sob forma de protótipo, por uma pequena parte da comunidade estudantil da FEUP. Se tudo correr como esperado, o produto estará então pronto para ser testado por um mais elevado número de utilizadores. O objetivo final é que todos os estudantes interessados possam aceder a esta aplicação de forma a poder partilhar transporte de forma facilitada e sem preocupações acerca da segurança.
Assunto: Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
Engineering and technology::Electrical engineering, Electronic engineering, Information engineering
Identificador TID: 201804271
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/106164
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
203462.pdfFEUPooling: Carpooling Platform15.35 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.