Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/105820
Autor(es): Sérgio Leandro Ferreira Nogueira
Título: Relatório de Estágio Profissional "De aluno a professor: O realizar de um sonho"
Data de publicação: 2017-07-19
Resumo: The traineeship represents the ultimate step in initial training. At this stage the student trainee applies in real context all the theoretical and practical knowledge acquired throughout his/her training, so he/she is confronted for the first time with reality. The challenges are huge and the demand is maximum. By performing the tasks inherent to his/her profession, the experiences within the school community and the reflection about his/her practice, the student trainee will develop the skills required for a quality teaching. This training report course aims to portray the path travelled throughout the school year and it is divided into 7 chapters: he first chapter is the "Introduction"; the second chapter relates to "Personal Framework" in which I identify myself and I speak a little bit about my sports and academic experiences as well as the reasons which led me to join this area; the third chapter, "Institutional Framework", explains the context in which the traineeship was carried out and presents the internship group, the resident class and the shared class; the fourth chapter, "Performance", mirrors the organization and management of the teaching-learning process, highlighting the problems, difficulties and strategies adopted; the next chapter is called "Participation in School and Relationship with the Community", and this covers the school activities and the relationship established with the school community; Chapter six is called "Research-Action Study"; and, finally, chapter seven refers to the "Final Considerations and Future Perspectives".
Descrição: O Estágio Profissional representa o derradeiro passo na formação inicial, sendo nesta fase que o Estudante Estagiário aplica em contexto real todos os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da sua formação. Assim, nesta etapa, o Estudante Estagiário confronta, pela primeira vez, a realidade. Os desafios são enormes e a exigência é máxima. Através da realização das tarefas inerentes à profissão, da vivência no seio da comunidade escolar e da reflexão sobre as suas práticas, o Estudante Estagiário vai desenvolvendo as competências necessárias para uma docência de qualidade. O presente Relatório de Estágio visa retratar o trajeto percorrido ao longo de todo o ano letivo e está dividido em sete capítulos: o primeiro é a "Introdução"; o segundo diz respeito ao "Enquadramento Pessoal", no qual me identifico e falo um pouco sobre as minhas vivências desportivas e académicas, bem como dos motivos que me levaram a ingressar nesta área; o terceiro capítulo, "Enquadramento Institucional", explicita o contexto no qual o estágio foi realizado e apresenta o Núcleo de Estágio, a Turma Residente e a Turma Partilhada; segue-se o quarto capítulo, "Realização", que espelha todo o processo de organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, evidenciando os problemas, dificuldades e estratégias adotadas; o capítulo seguinte denomina-se "Participação na Escola e Relação com a Comunidade", sendo que este aborda as atividades não letivas e as relações estabelecidas com a comunidade escolar; Em seguida, o capítulo seis denomina-se "Estudo de Investigação-Ação" e, por fim, o capítulo sete refere-se às "Considerações Finais e Perspetivas Futuras".
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
URI: https://hdl.handle.net/10216/105820
Tipo de Documento: Relatório de Estágio
Condições de Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:FADEUP - Relatório de Estágio

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
202327.pdfRelatório de Estágio Profissional "De aluno a professor: O realizar de um sonho"1.61 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.