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https://hdl.handle.net/10216/105438
Autor(es): | Renata Veiga |
Título: | "A Manta é o Espaço da Vida Democrática da Sala": orientações curriculares para a educação pré-escolar, trabalho pedagógico e modos de participação das crianças |
Data de publicação: | 2017-07-19 |
Descrição: | No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio "Infância, família e sociedade- temas e problemas em educação", a presente investigação visa compreender de que modos seprocessam as participações das crianças na organização, gestão e dinamização do trabalhopedagógico a cargo da educadora num Jardim de Infância (JI).Pautado nos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância; dos Estudos do Currículoe dos Estudos da Cidadania e Direitos e embasado num estudo de caso de cariz etnográfico com22 crianças com idades entre 3 e 5 anos e a sua educadora, analisam-se as conceções de criança,de educação e de participação infantil presentes nas OCEPE (1997; 2016) e como as mesmassão, depois, (re)interpretadas pela educadora, configuradas na sua organização dos espaços-tempo e rotinas de atividade e vivenciadas nas práticas sociopedagógicas com as crianças.A análise de interações entre a educadora e as crianças em rotinas coletivas ocorridas naárea da manta para compreender até que ponto ali se constrói "o espaço da vida democrática dasala", como referiu a educadora, permitiu identificar i) iniciativas protagonizadas pelaeducadora, promotoras da participação das crianças na organização e gestão pedagógica - regraspara falar/escutar o outro, informar decisões e envolver as crianças na cogestão do grupo depares, valorizar o seu reconhecimento social e os seus contributos para avaliar as práticas,conversar com elas - bem como ii) iniciativas protagonizadas pelas crianças e diversos modosde acolhimento, ou não, face aos contributos trazidos por elas. Em ambas as iniciativas, as queparecem ter sido mais potentes na promoção do envolvimento das crianças e sua participaçãoinfluente, foram aquelas em que interesses infantis e valores das suas culturas, designadamentea mobilização e partilha de saberes prévios aos JI e/ou elementos geradores de ludicidade - jogosde surpresa-adivinhação - estiveram presentes na interlocução com a acção pedagógica daeducadora. O estudo aponta, assim, para a importância dos educadores conhecerem evalorizarem as culturas lúdicas infantis, para escutarem o que as crianças também têm para lhesdizer e com elas co-construírem um quotidiano no JI mais democrático e, portanto, maisrespeitador dos seus direitos de participação. |
Assunto: | Ciências da educação Educational sciences |
Áreas do conhecimento: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
Identificador TID: | 201727544 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/105438 |
Tipo de Documento: | Dissertação |
Condições de Acesso: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUP - Dissertação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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