Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105432
Author(s): Diovigilio Lima do Nascimento Constantino
Title: Ensino-aprendizagem do português em São Tomé: implicações na expressão e compreensão escritas
Issue Date: 2017-07-13
Description: O presente trabalho debruça-se, essencialmente, sobre o processo de ensino- aprendizagem da escrita nas escolas, apresentando uma reflexão a partir da crescente necessidade da apropriação da linguagem escrita face à sua inevitável utilização no mundo contemporâneo. Alicerçado em quatro capítulos, esta dissertação começa por abordar as diferentes perspetivas que se têm vindo a produzir quer sobre a linguagem escrita quer sobre a relação entre os atos de ler e escrever nas escolas quer sobre as conceções pedagógicas e as metodologias que, ao longos dos tempos, se têm vindo a mobilizar para promover a aprendizagem da escrita. Em seguida, apresenta-se o estudo de caso relativo ao ensino da escrita ao nível do ensino básico em São Tomé e Príncipe, a partir do qual se pretendia refletir sobre as conceções e os discursos sobre as práticas dos professores sobre essa problemática, tendo-se realizado entrevistas com oito professores do referido país, bem como consultado e analisado os documentos com os quais os mesmos trabalham. É este estudo que revela algumas dissonâncias, ao nível das conceções sobre a escrita, a sua função e as intervenções que visam promover a sua utilização e aprendizagem, entre os professores e os manuais escolares, os quais concebem a escrita e a sua aprendizagem como tradução da fala, assimilação de modelos prescritos e preestabelecidos pelos docentes, através de exercícios descontextualizados, e os programas escolares ou os documentos que contêm sugestões pedagógicas, os quais, por sua vez, perspetivam a escrita como uma atividade contextualizada, funcional e de partilha que corresponde, por isso, a um exercício de construção de significados sobre a realidade cujas implicações intelectuais e culturais a transformam num poderoso dispositivo cognitivo e de formação pessoal e social. É face a estas conclusões que esta dissertação pode constituir um contributo para abordar o ensino da escrita em São Tomé e Príncipe, de forma a discutir-se, entre outras problemáticas e a partir de outros pressupostos, o insucesso dos alunos na apropriação e utilização da linguagem escrita nas escolas deste país.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201727536
URI: https://hdl.handle.net/10216/105432
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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