Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/104932
Autor(es): Catarina Raquel Ribeiro da Costa
Título: Instrumento português para avaliação da qualidade da prática do aconselhamento genético: a contribuição dos profissionais dos serviços de genética nacionais
Data de publicação: 2017-06-26
Descrição: A presente dissertação surge da necessidade de colmatar a falta de ferramentas para os profissionais que realizam aconselhamento genético avaliarem a qualidade da sua prática. Estima-se que através da melhoria da prática se consiga alcançar uma melhoria dos cuidados de saúde em genética e uma maior satisfação por parte dos consultandos. Este estudo apresenta a construção e a validação de uma escala de avaliação da qualidade da prática do aconselhamento genético, destinada a profissionais portugueses. Pretende-se que esta ferramenta, pioneira do seu tipo em Portugal, forneça dados para a identificação de necessidades dos profissionais e dos serviços de genética e, consequentemente, facilite a elaboração de programas de intervenção que visem suprir essas necessidades. Esta investigação iniciou-se pela revisão da literatura e identificação das principais dimensões que integram o processo do aconselhamento genético e os fatores que têm sido identificados como possíveis efeitos do mesmo. De seguida, procedeu-se à elaboração dos itens e à sua organização mediante as dimensões teóricas do Modelo do Envolvimento Recíproco. Após um pré-teste com 5 peritos da área e os necessários ajustamentos da escala, alcançou-se a versão que foi proposta para validação a uma amostra de 30 participantes (52% do total da população), que responderam a 81 cópias da escala. Os resultados obtidos permitiram a validação preliminar da escala, através do estudo das propriedades psicométricas como a sensibilidade, a consistência interna, a análise das componentes principais e as correlações. Com base nestes critérios estatísticos selecionaram-se os melhores itens, ficando a versão final da escala constituída por 50 itens. A versão reduzida da escala, além das variáveis sociodemográficas, compreende as cinco dimensões e doze subdimensões. No final deste trabalho de dissertação são reconhecidas as contribuições bem como limitações do estudo, sendo ainda sugeridos trabalhos posteriores no sentido de melhorar a aplicabilidade e utilidade da escala.
Assunto: Psicologia
Psychology
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
Identificador TID: 201712601
URI: https://hdl.handle.net/10216/104932
Tipo de Documento: Dissertação
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Dissertação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
197471.pdf
  Restricted Access
Instrumento português para avaliação da qualidade da prática do aconselhamento genético: a contribuição dos profissionais dos serviços de genética nacionais1.35 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.