Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/70800
Author(s): R. Bruno Matos
Contributor(s): Francisco Barata Fernandes
Title: "PATRIMÓNIO À PROVA DE ÁGUA - Apontamento para a Salvaguarda das Azenhas & Açudes nas margens do rio Ave, Vila Nova de Famalicao/Trofa"
Issue Date: 2011
Description: A tradição, elo que ata e harmoniza o passado com o presente, é o veículo que liga o passado ao futuro. (Camilo Castelo Branco) Na sequência do mestrado, em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico, desenvolvido na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto durante os últimos três anos fui levado a [re]viver as margens do rio Ave nos concelhos de Vila Nova de Famalicão e Trofa. Constatei uma realidade surpreendente repleta de valores culturais: deparei-me com Azenhas & Açudes que subsistem, há centenas de anos em luta constante contra a permanente erosão da água do rio. Encontrei pontes, alminhas e capelas seculares... praias fluviais com extensos areais e excelente exposição solar. Encontrei crianças e adultos a tomar banho no rio... encontrei pescadores! Vi pastores com rebanhos, homens a trabalhar a terra e outros a passear de cavalo. Vi patos, garças, guarda-rios... peixes e ouvi falar num casal de lontras. Encontrei um moleiro que me contou histórias... conversei com proprietários de Azenhas que me abriram as portas e me confiaram o seu espaço. Percorri caminhos rodeados de latadas de vinha onde só ouvia os pássaros e a água do rio. Esta descrição não pretende ser um mergulho, no espelho da Alice no País das Maravilhas, que nos transporta para um sonho repleto de fantasia. Pretende ser um alerta para a existência de um território presente próximo de nós e que faz parte da nossa identidade. Infelizmente a pouco e pouco esta descrição vai-se apagando sem retorno possível. As Azenhas & Açudes em ruínas, abandonadas ou mantidas pela teimosia e apego dos proprietários, fazem parte de um mundo incompreensivelmente esquecido que representa a Cultura & Identidade da Região do Vale do Ave. O catálogo que se apresenta referente à exposição "PATRIMÓNIO À PROVA DE ÁGUA: Apontamento para a Salvaguarda das Azenhas & Açudes nas margens do rio Ave Vila Nova de Famalicão/Trofa", pretende ir além da simples compilação gráfica dos conteúdos expositivos, e assume-se como uma reflexão sobre a problemática inerente ao património e à paisagem. A primeira parte, "O Território como património... do edifício à paisagem", pretende por um lado, introduzir alguns dos pensamentos relativos aos valores subjacentes ao Património Edificado e à Paisagem e por outro, delinear um caminho metodológico que vise a preservação, salvaguarda e valorização do caso de estudo. A segunda parte, "Breve enquadramento histórico das Azenhas & Açudes do Ave: Património pré-industrial" pretende com recurso a dados históricos e antropológicos transmitir a importância do património molinológico no quadro social, económico e cultural. Por último, o "Estudo de caso: 15 Azenhas & 9 Açudes nos Concelhos de Vila Nova de Famalicão e Trofa", é um breve apontamento que tem por base a inventariação técnica fruto do trabalho in situ realizado por equipas pluridisciplinares compilado com a pesquisa bibliográfica sobre a matéria.
Subject: Arquitectura, Tecnologia da construção, Etnologia, História local, Ciências da engenharia e tecnologias, Humanidades
Architecture, Construction technology, Ethnology, Local history, Engineering and technology, Humanities
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias
Engineering and technology
Humanidades
Humanities
URI: https://hdl.handle.net/10216/70800
Document Type: Livro
Rights: openAccess
License: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
Appears in Collections:FAUP - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
452.pdf24.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons