Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/10914
Author(s): Magalhães, Dulce Maria
Title: Dimensão simbólica de uma prática social : consumo do vinho em quotidianos portuenses
Publisher: Porto : [Edição do Autor]
Issue Date: 2005
Abstract: A investigação que se realizou centra-se na abordagem sociológica da vertente social e simbólica do consumo dos vinhos corrente e do Porto enquanto prática social quotidiana emergente em espaços semi-públicos portuenses. Procurou-se, então, perceber qual o seu lugar sociocultural no quadro geral dos consumos alcoólicos quotidianos dos indivíduos, bem como representações sociais prevalecentes, estratégias simbólicas e motivos sociais subjacentes, tendo em conta as diferenciações sociais. A pesquisa empírica decorreu no Solar do Vinho do Porto e nos Centros Históricos do Porto e de Vila Nova de Gaia, de onde foram seleccionadaos os estabelecimentos alvo com vista à concretização do plano de pesquisa.Todos eles foram submetidos a uma estratégia técnico-metodológica cruzada entre a aplicação de métodos intensivos e de métodos extensivos, dos quais destacamos, pela centralidade assumida nesta investigação, a observação directa, a aplicação de um inquérito por questionário e a realização de entrevistas. Com as técnicas e metodologias implementadas, pudemos avançar ainda para a apreensão contextualizada quer da simbólica comportamental inerente ao consumo destes vinhos quer de produções quotodianas específicas in loco. Contudo, um estudo desta natureza nunca se apresenta inequivocamente concluído, pelo que o terminámos apontando novas possibilidades de continuidade.
Subject: Vinho - Consumo
URI: http://hdl.handle.net/10216/10914
Catalogue Link: http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000163154
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
N5751TD01PDULCEMAGALHAES000069001.pdf92.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.